Após meses de incerteza, a Samsung lançou, finalmente, o novo Galaxy S21 FE. Mantendo-se fiel à filosofia do modelo original, o Galaxy S20 FE, o novo modelo da gama Galaxy S21 pretende manter todos os argumentos da família Galaxy S21, mas graças a algumas alterações, torna-lo mais acessível.
Em termos de dimensões, o novo S21 FE fica colocado entre o Galaxy S21 e o S21+, com o seu ecrã Dynamic AMOLED 2x de 6.4 polegadas, sendo este capaz de reproduzir imagens de elevada qualidade, com resolução FHD+ (2400 por 1080 pixéis), HDR10+ e 120 Hz de taxa de actualização de ecrã, ao qual se juntam os 240 Hz de taxa de toque, quando utilizado o modo “Game”. Tal como nos restantes modelos da gama, este ecrã encontra-se protegido pelo impressionante Gorilla Glass Victus.
Em termos de design, a inspiração na restante gama Galaxy S21 é óbvia, com o destaque do módulo das câmaras traseiras que, desta vez, não estão integradas com a moldura metálica da estrutura, mas sim com o painel traseiro em plástico com acabamento mate, estando este disponível em quatro cores distintas: verde, lavanda, branco ou cinzento. Esta opção tornou-se fundamental para garantir o baixo peso deste equipamento, tendo em conta as restantes características.
Externamente falta referir a presença de um sensor de imagem frontal de 32 MP colocado no topo, um novo sensor de impressões digitais óptico, mais acessível mas não menos preciso que o sensor ultra-sónico da restante gama, certificação IP68 de protecção contra água e poeiras, e uma nova configuração nas câmaras traseiras, sendo estas compostas por um sensor principal de 12 MP f/1.8, um sensor ultra grande angular de 12 MP f/2.2 e um sensor telefoto (zoom 3x óptico) de 8 MP f/2.4.
Internamente o Galaxy S21 FE destaca-se por estar disponível somente com o SoC (System-on-Chip) da Qualcomm, o Snapdragon 888, que embora já seja um modelo “do ano passado”, continua a oferecer um desempenho de topo, superior ao Exynos 2100 utilizado na gama Galaxy S21 vendida na Europa. Está igualmente disponível com 6 ou 8 GB de memória RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento, do tipo UFS 3.1.
A bateria mantém os 4500 mAh do seu antecessor, sendo esta superior que a de 4000 mAh oferecida no Galaxy S21. Mantém a potência máxima de carga nos 25W, o que permite carregar 50% da bateria em cerca de 30 minutos, aceita carregamento sem fios (até 15W) e, tal como os modelos topo de gama da Samsung, vem desprovido de carregador e auscultadores, estando apenas presente o cabo USB-C para USB-C no interior da caixa.
O novo Samsung Galaxy S21 FE 5G será lançado, oficialmente, no próximo dia 11 de Janeiro, estando prevista uma ampla disponibilidade de unidades tanto na loja online da Samsung, como em parceiros. Estará disponível por 779,90 euros para a variante de 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, e 849,90 euros para a variante de 8 GB e 256 GB, respectivamente. Se quiser aproveitar a campanha de pré-compra, terá direito aos auriculares Galaxy Buds 2.