Segundo um utilizador no Twitter, TUM_APISAK, apareceu recentemente na base de dados de benchmark da SiSoftware, um resultado que corresponde à nova placa gráfica Xe-HPG, o modelo de topo da família de placas gráficas Arc Alchemist da Intel. Segundo a descrição do teste, esta placa utilizará um GPU com 512 unidades computacionais, 4096 núcleos, e uma frequência de 2.1 GHz, embora não tenha ficado claro se será esta será a frequência base ou Boost.
Segundo esse mesmo resultado na base de dados, ficou claro que esta placa será capaz de uma capacidade de processamento de 9017.52 Mpix/s, o que a torna cerca de 7.7% mais rápida que uma Nvidia GeForce RTX 3070 Ti, que por sua vez tem uma capacidade de processamento de 8369.51 Mpix/s.
Link
3070 Tihttps://t.co/fuBsKVId10
XE 512 @ 2.1 GHzhttps://t.co/xaJVkPDH8n https://t.co/yaLSHkogpn
— APISAK (@TUM_APISAK) January 21, 2022
Porém, observando detalhadamente os resultados, é curioso verificar como esta placa da Intel é ligeiramente mais lenta nos testes com cálculos Half-Float e Single-Float, mas é significativamente mais rápida nos testes mais exigentes, de cálculos Double-Float e Quad-Float. Isto são resultados interessantes, especialmente se tivermos em conta que as versões finais desta placa deverão trabalhar com uma frequência superior, de 2.5 GHz.
A comprovar-se estes resultados, começam a fazer sentido os rumores de a Nvidia estar a preparar uma revisão da GeForce RTX 3070 Ti, que deverá vir equipada com 16 GB de memória dedicada. Até ao momento, a Intel não divulgou data de lançamento nem preço para a sua gama de placas gráficas dedicadas, apenas que deverão chegar ao mercado durante este trimestre de 2022.