A convite da TCL Portugal, fomos até Madrid para conhecer o Showroom da TCL Europa, onde estavam dispostas toda a gama de produtos comercializada pela marca de Huizhou na Península Ibérica. Com 40 anos de vida, a TCL já conseguiu o impressionante feito de se tornar no segundo maior fabricante de televisores mundial, com mais de 28.6 milhões de equipamentos vendidos, tendo actualmente 23 fábricas, 28 centros de pesquisa e desenvolvimento (R&D) e presença em mais de 160 mercados.
O continente europeu é a última grande aposta da TCL, em termos territoriais, tendo registado um crescimento anual de 43%, em volume de vendas, e criado dois centros de R&D na europa, um em Angers, França, e um em Zyradow, na Polónia, onde está presente também o armazém central europeu, e a fábrica europeia, onde são produzidos os televisores para o mercado europeu. Os componentes são enviados por comboio, em vez da habitual rota marítima, o que permite reduzir o tempo de viagem de 38 para 16 dias.
Portefólio Europeu
A grande aposta da TCL para a Europa em geral, e para Portugal em particular, são os televisores, tirando partido das capacidades de produção própria de painéis QLED (Quantum Dot) e do sistema de iluminação de painéis Mini-LED. Entre os modelos disponíveis, destacam-se as séries C72 QLED 4K HDR Pro com Android TV, as C72+ que adicionam a taxa de actualização de 100 Hz (Motion Clarity Pro), Game Master Pro e sistema de som Onkyo certificado para Dolby Atmos e DTS HD.
Como seria de prever, a série C82 de topo também marcou presença, sendo esta disponibilizada em duas dimensões, 55 e 65 polegadas. Esta série é a única a utilizar um painel QLED com iluminação Mini-LED da TCL, o que permite ser uma das mais estreitas televisões do mundo com iluminação directa no painel. Destaca-se ainda pela compatibilidade com as mais exigentes normas do mercado, como 4K HDR Premium, Dolby Vision, HDR10+, por incluir uma barra de som 2.1 Onkyo (Dolby Atmos e DTS HD), e por incluir uma webcam 1080p, que utiliza um sistema de colocação magnético.
Para os mais exigentes, que pretendem uma experiência auditiva ao nível da qualidade dos televisores presentes, a TCL aposta em força na massificação das barras de som, um tipo de produto que continua a ter pouca procura no mercado europeu, face a outros mercados, como o norte-americano. Dentro desta gama, estavam presentes a TS8132, que utiliza uma configuração 3.1.2 canais, com uma potência máxima de 350W, um canal frontal central e dois tweeters orientados para cima, sendo esta acompanhada de um subwoofer sem fios.
Em termos de compatibilidade, esta barra tem Chromecast integrado, permite a reprodução de música via Bluetooth e WiFi, tem HDMI-e ARC, HDMI in, entrada óptica S/PDIF e USB. A passagem HDMI aceita conteúdos 4K HDR e Dolby Vision, e é compatível com tecnologias como Assistente Google, Amazon Alexa e Apple AirPlay. Estava igualmente presente outro modelo, a TCL TS9030 Ray-Danz, uma solução de 3.1 canais com subwoofer sem fios, que oferece praticamente as mesmas características da TS8132, mas oferece uma experiência superior, ajudada pela potência superior de 540W.
Outras soluções
Para além da oferta em termos de dispositivos móveis, que já conhecemos, como toda a gama TCL 20 que foi recentemente reforçada pela introdução do novo TCL 20R 5G, e dos tablets TCL Tab 10S e TCL 10 Tab Max, estavam também presentes os novos auriculares sem fio Moveaudio S180 e os S600, ambos com cancelamento de ruído activo (sistema híbrido nos Moveaudio S600).
Igualmente presente estava um peculiar Hub 5G, o TCL LinkHub, que utiliza um processador Qualcomm Snapdragon X55, tecnologia 4×4 MU-MIMO, sendo este compatível com redes 5G Sub-6 GHz (até 2.8 Gbps), Wi-Fi6 (2.4 e 5 GHz), permitindo partilhar a ligação de dados até 1000 equipamentos em simultâneo.
Por fim, tivemos um vislumbre de outras categorias de produtos, como os elegantes frigoríficos, a mais recente geração de máquina de lavar, novos aspiradores autónomos, purificadores e vários tipos de sistemas de ar condicionado. Estes, no entanto, ainda não estão disponíveis no mercado português, estando o seu lançamento