Lançado no final do ano de 2012, o AMD FX-6300 era um processador de seis núcleos que utilizava a arquitectura Piledriver e um processo de fabrico SOI de 32 nm. Este processador foi lançado essencialmente para aproveitamento dos modelos de oito núcleos, como o FX-8300, que não conseguiam ultrapassar todos os testes de controlo de qualidade, daí utilizarem um menor número de activos.
Ainda assim, estes processadores desenvolviam um desempenho digno na época, embora continuasse a não estar ao nível do seu rival da Intel, o Core i5-3570K de quatro núcleos, em termos de desempenho em videojogos.Porém, a diferença de preço tornava-os imbatíveis em termos de relação preço/desempenho.
发布9年后 AMD推土机架构FX-6300处理器超频首破8GHz-AMD,CPU处理器,超频 ——快科技(驱动之家旗下媒体)–科技改变未来https://t.co/raH79EotG4https://t.co/kgOUwUmkZW
— 188号 (@momomo_us) December 6, 2021
Até ao momento, estes processadores, por terem uma qualidade de construção inferior à utilizada nos modelos de oito núcleos, fez com que fosse impossível de superar a barreira dos 7.9 GHz, sendo os modelos de oito núcleos perfeitamente capazes de superar os 8.5 GHz, estando o actual recorde mundial nos 8.722 GHz, obtidos num AMD FX-8370.
Porém, um utilizador, designado de Yosarianilives, decidiu tentar a sua sorte e conseguiu ultrapassar a barreira dos 8.0 GHz com o seu AMD FX-6300, utilizando para tal um barramento de 280.92 MHz com um multiplicador de 28.5x. Este feito, embora irrelevante para os dias que correm, tem o seu mérito por ter sido possível de obter mesmo com os seis núcleos activos, embora só dois tenham atingido a frequência máxima.