Já está em marcha a quinta edição dos Prémios Empreendedor XXI. Esta competição nacional e ibérica promovida pelo BPI e pelo CaixaBank (Espanha) volta a «apoiar o desenvolvimento das startups em Portugal e fomentar o crescimento do ecossistema empreendedor», diz o banco nacional.
Este ano, apenas em Portugal, o BPI tem doze mil euros para dar aos dois vencedores nacionais: seis mil euros para o da zona Norte e Centro e mais seis mil para a melhor ideia de Lisboa, Sul e Ilhas.
Depois, há ainda os Prémios Desafios, a nível ibérico, que vão distinguir «as empresas mais preparadas para responder aos actuais desafios do sector financeiro e da sociedade em geral». O BPI e o CaixaBank definiram seis provas: Banca XXI, Cidade XXI, Planeta XXI, Silver XXI, Semente XXI e Vive XXI. As startups vencedoras recebem um prémio de 25 mil euros.
Em Portugal, e como os Prémios Empreendedor XXI têm o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI), com o programa Born from Knowledge (BfK), será entregue o troféu Árvore do Conhecimento à melhor startup «que mais se tenha destacado em actividades de investigação e desenvolvimento».
As inscrições estão abertas aqui até 3 de Dezembro, mas apenas podem concorrer empresas que tenham «menos de três anos de actividade».