O CeiiA, a Portugal Space e a Ciência Viva promoveram um encontro entre o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e trinta alunos de Matosinhos.
Durante esta sessão, que teve como objectivo, «discutir a importância do sector espacial no futuro das novas gerações», os jovens apresentaram «soluções para os problemas do Planeta recorrendo a satélites no Espaço».
Entre as principais ideias, destacaram-se duas: usar satélites para «estimular a redução das emissões de CO₂» e «facilitar a gestão sustentável do território e evitar fogos florestais». Outro dos temas abordados foi o problema do lixo espacial, pela possibilidade de os destroços de antigos satélites caírem na terra.
«Unir a ciência e a tecnologia à voz das comunidades mais jovens para dar resposta aos desafios que atualmente todos enfrentamos não é só necessário, é imperativo», lembrou Tiago Rebelo, director da unidade Oceano e Espaço do CEiiA.
Os assuntos levantados pelos alunos das escolas Augusto Gomes e José Gonçalves Zarco serão agora discutidos na Cimeira Ministerial da Agência Espacial Europeia, que vai ter lugar esta Sexta-Feira (19 de Novembro), no CEiiA.