A conclusão é da Kaspersky, que reuniu os dados de utilização (de forma anónima) da aplicação Safe Kids, que ajuda os pais a controlar a actividade online das crianças portuguesas: as redes sociais de vídeo Tik Tok e YouTube foram as mais usadas pelos mais novos.
Estes resultados foram apurados entre Junho e Agosto de 2021 e também acabar por revelar outros hábitos das crianças (a nível mundial) que têm um dispositivo Android e esta app instalada no smartphone. O YouTube teve 29,62% das preferências e o Tik Tok chegou aos 18,17%.
Segundo a Kaspersky, também houve um grande interesse pelo festival da Eurovisão e pelo visionamento de vídeos da banda italiana vencedora, os Maneskin. O outro interesse foi nos videojogos: Minecraft (25,9% de pesquisas) foi o mais popular durante o Verão, seguido de Brawl Stars (4,9%) e Roblox (4,6%).
Voltando a Portugal, os sites com conteúdos de software, áudio e vídeo foram os mais visitados pelas crianças: 42,9%. Compras online (21,55%) e os videojogos (17,55%) foram os outros interesses que ficaram no pódio.