A Galp Gás Natural Distribuição (GGND) anunciou a ligação a uma rede de sessenta Operadores da Rede de Distribuição (ORD) de treze países europeus no projecto Ready4H2.
Segundo a GGND, trata-se de reforçar o compromisso da empresa com a «transição para uma economia mais verde» e de tentar encontrar soluções de como as redes de distribuição de gás podem «ajudar a concretizar o enorme potencial de crescimento de utilização de hidrogénio e a alcançar as reduções de carbono associadas a este vector energético».
O Ready4H2 vai ter três fases: na primeira será feita a «recolha dos conhecimentos e experiência dos ORD sobre projectos e infraestruturas de hidrogénio e respectiva estratégia nacional»; na segunda, o objectivo será perceber como os operadores podem contribuir para a «cadeia de valor do hidrogénio».
Finalmente, o Ready4H2 vai criar um «roteiro sobre a contribuição dos ORD para a criação de uma infraestrutura de distribuição de hidrogénio da Europa».
Além de Portugal, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Eslováquia, Espanha e Suécia são os países que fazem parte do Ready4H2.