Os utilizadores que estejam no canal Beta do programa de testes Windows Insider (que tenham a região de utilização do PC definida para os EUA), já podem experimentar uma das novas funcionalidades do Windows 11, a possibilidade de executar apps para Android no Windows. Os testes podem ser efectuados me máquinas com hardware Intel, AMD ou Qualcomm.
Embora tenha sido uma das grandes novidades anunciadas para o Windows 11, acabou por não ser incluída na primeira versão que chegou aos utilizadores a 5 de Outubro, o que acabou por causar algum despontamento. As aplicações Android são executadas no mesmo ambiente gráfico do Windows e suportam funcionalidades do Windows como a que permite organizar e agrupar as janelas dos programas abertos ou afixar na barra de tarefas.
Os requísitos mínimos de software para experimentar as apps da Android no Windows 11 são:
Windows 11 (Build 22000.xx)
Ter a funcionalidade de virtualização ligada na BIOS
Ter definida a região de utilização para os EUA
Estar no canal Beta do Windows Insider.
Ter uma conta na Amazon (Estados Unidos) para poder usar a loja Amazon Appstore.
Neste momento, estão disponíveis apenas 50 aplicações. A Microsoft diz que estas aplicações foram escolhidas em conjunto com a Amazon e com alguns fornecedores de aplicações para as escolher. Em breve serão acrescentadas mais aplicações à lista.