«O open source vai impulsionar a economia e aumentar a autonomia digital». Esta é a principal conclusão de um estudo sobre o impacto do software e hardware livre na «transformação digital regional» da UE, citado pela ESOP.
A Associação de Empresas de Software Open Source destaca a ideia principal deste estudo do Instituto Fraunhofer e do Open Forum Europe, que aponta o open source como capaz de gerar «um grande impulso para o PIB da UE».
Em concreto, o estudo aponta para uma contribuição entre 65 a 95 bilhões de euros e recomenda que a UE «siga uma política industrial baseada em open source» e que a «inclua nas suas principais estruturas políticas, como o European Green Deal e o AI Act».
Outra das sugestões do estudo é criar uma «rede europeia de unidades governamentais dedicadas à aceleração do uso de tecnologias abertas», com base, no programa Horizon Europe, cujo orçamento é de «95 bilhões de euros».
Em paralelo, a ESOP lembra que, actualmente, o valor do software open source na União Europeia é «equivalente ao transporte aéreo e marítimo combinado», segundo dados do Eurostat.