A fabricante de dispositivos de armazenamento Western Digital, apresentou uma nova plataforma que incorpora memória flash iNAND em discos rígidos de tecnologia de armazenamento magnético tradicional, para permitir aumentar a sua capacidade e desempenho. A empresa baptizou a nova tecnologia OptiNAND e é uma das características base dos produtos que fazem parte do roadmap de produtos futuros que vão até aos 50 TB de capacidade.
Esta informação vem no seguimento de notícias que dão conta de uma possível fusão entre a Western Digital e a Kioxia, a empresa especializada em soluções de armazenamento que nasceu fruto do spinoff da divisão de produtos de memória da Toshiba.
A nova tecnologia não deve ser confundida com a memória cache baseada em DRAM, que faz parte dos discos rígidos há já muito tempo. Embora, na prática, os novos discos sejam híbridos flash/magnético, a Western Digital quer afastar-se desse conceito e chama-lhes soluções “mais inteligentes, mais rápidas e mais densas”, que abrem caminho para dispositivos com mais capacidade que quaisquer outros disponíveis hoje.
No evento HDD Reimagine da Western Digital, a OptiNAND foi descrita como “uma tecnologia que melhora a drive. O objectivo não é ter uma solução de cache, como a que já existe”. A empresa decidiu usar memória iNAND nestes novos produtos, porque é uma solução de pequenas dimensões, rápida e não é memória volátil. Isto quer dizer que os dados não se perdem quando se desliga o dispositivo, ou quando há faltas de energia.
Combinando actuadores de três níveis e com a tecnologia HelioSeal, a Western Digital diz que as primeiras drives construídas com base na plataforma OptiNAND vão ter 2,2 TB por cada prato, com nove pratos, o que dá um total de 20 TB de espaço para os dados. A empresa já começou a enviar unidades de teste para alguns clientes.
A Western Digital disse que a tecnologia OptiNAND vai chegar a todo o seu portefólio de produtos e plataformas de armazenamento de dados. Os clientes empresariais serão os primeiros a beneficiar da nova tecnologia, mais tarde deverá também chegar aos produtos para clientes domésticos.