Saúde ambiental, descentralização dos ensaios clínicos, calcular a pegada de carbono ou abordagens não convencionais de marketing em e-commerce.
Estes são alguns dos vinte desafios propostos por seis empresas (Altice labs, Bluepharma, Bosch Intelligent Buildings, Prozis, Santander e Sogrape) que o Data Challenge tem para 2021.
Esta competição que procura (e premeia) novas «soluções de gestão, valorização e segurança de dados» tem, este ano, prémios no valor de 75 mil euros. As candidaturas podem ser feitas até 3 de Outubro por estudantes, investigadores e recém-licenciados de qualquer curso e universidade nacional.
A solução vencedora de cada uma das áreas de competição (correspondentes às seis empresas) ganha um prémio monetário de 2500 euros, acesso a uma incubação de quatro meses e uma formação no valor de 10 mil euros em inteligência artificial do Institut d’Intelligence Artificielle Appliquée.
O Data Challenge é uma iniciativa organizada pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e pelo UC Business da Universidade de Coimbra, com promoção a cargo do Santander Universidades.