Segundo dados revelados pela consultora Strategy Analytics, as vendas de smartphones durante o segundo semestre do ano de 2021 (Q2 2021) no velho continente foram dominadas por um novo fabricante, a Xiaomi, que conseguiu ultrapassar a Samsung com um total de 12.7 milhões de unidades vendidas, face às 12 milhões de unidades vendidas pela Samsung, e 9.6 milhões de unidades vendidas pela Apple.
Isto corresponde a uma quota de mercado dominante de 25.3%, sendo seguida pelos 24% da Samsung e 19.2% da Apple. Segundo os analistas da consultora que revelou estes dados, estes devem-se ao forte crescimento da marca em mercados como o Russo, Ucraniano, Espanhol e Italiano, que procuram cada vez mais modelos Xiami e Redmi acessíveis, e cheios de funcionalidades.
Relativamente à Samsung, o único fabricante no top 5 a reduzir o número de equipamentos vendidos, a razão dessa situação poderá estar relacionada com a falta de disponibilidade de componentes, que levaram a Samsung a ter que adaptar o seu roadmap de lançamentos, ao optar por lançar a nova geração do popular Galaxy Note só para 2022.