A mais recente alteração aos termos de utilização do Instagram obriga os utilizadores da rede social a inserirem a data de nascimento. Se após vários lembretes, o utilizador não inserir a data de nascimento, deixa de poder usar o serviço.
Segundo o Instagram, esta alteração permitirá melhorar a segurança dos utilizadores e criar mais funcionalidades para esse fim. Há meses, o Instagram lançou um conjunto de ferramentas relacionadas com a segurança dos utilizadores mais novos. Em Março, lançou uma funcionalidade que emprega Inteligência Artificial que impede adultos de enviarem mensagens directas a crianças. E, no mês passado, todas as contas dos utilizadores com menos de 16 anos privadas por defeito.
A empresa também planeia restringir alguns tipos de conteúdos baseando-se em grupos etários diferentes.
No entanto, esta alteração não deixa de ter um aspecto menos altruísta. O Instagram não se inibiu em admitir que esta alteração vai ajudar a mostrar-lhe “publicidade mais relevante”. Isto gera uma contradição. Por um lado usa a idade para restringir o acesso a determinados conteúdos, enquanto por outro usa essa informação para fins publicitários.
Não foi fornecida nenhuma informação acerca da forma como os anunciantes vão ter acesso à informação etária.
Pode ver toda a informação oficial dada pelo Instagram acerca desta alteração aqui.