O Android Auto é das melhores ferramentas que a Google alguma vez criou, para quem conduz muito e está cansado da falta de funcionalidades dos sistemas de navegação integrados nos automóveis. Quando o sistema de infoentretenimento é compatível com esta plataforma, basta ligar o seu smartphone Android ao mesmo através de um cabo USB.
Quando não dispõe de um sistema de infoentretenimento com ecrã táctil, ou compatível com o Android Auto, esta ferramenta pode ser utilizada directamente no ecrã do seu smartphone. O problema é que a Google vai acabar com essa possibilidade, e vai passar a impossibilitar a utilização da plataforma no smartphone, embora ela se mantenha disponível, mas só poderá ser utilizada quando associada a um sistema de infoentretenimento compatível.
Esta mudança deverá acontecer assim que o novo Android 12 seja lançado, onde será notificado com uma janela com a mensagem a informar que o Android Auto agora só poderá ser usado no ecrã do seu veículo, e que deverá optar por usar antes o Google Assistant Driving Mode. Embora tenha uma interface diferente, na realidade esta permite utilizar praticamente as mesmas aplicações e funcionalidades do Android Auto.