Um informático alemão, René Rebe, conseguiu colocar uma AMD Radeon RX 6700 XT numa plataforma de arquitectura RISC-V, usando um kernel de Linux. Para tal, utilizou uma motherboard HiFive Unmatches, que incluí um processador de múltiplos núcleos SiFive Freedom U740, e várias ligações tradicionais de uma motherboard para PC, como portas PCIe 3.0 X8, 16GB de memória RAM DDR4 soldada na motherboard, encaixes M.2 e portas USB.
Para conseguir que a placa gráfica funcionasse neste sistema, René Rebe utilizou um kernel Linux, tendo demorado cerca de 10 horas para conseguir que o sistema aceitasse a placa gráfica, ao adulterar os controladores Mesa Gallium 21.1.5. Isto permitiu não só aceder à interface gráfica do Linux, como efectuar renderizações 3D usando aceleração gráfica e descodificação de vídeo, ambos por hardware.
Só não foram experimentados videojogos porque o processador SiFive Freedom U740 não foi criado para lidar com este tipo de tarefas, já que este sistema é habitualmente utilizado somente para programação específica e servidores.