A Samsung revelou algumas características técnicas do seu primeiro módulo SSD a utilizar a futura interface PCIe 5.0 x4. Este módulo, que será destinado ao mercado empresarial, deverá ser lançado no mercado durante o segundo trimestre do próximo ano, altura em que deverão ser lançadas as primeiras plataformas compatíveis com a mesma, como a AMD EPYC Genoa e a Intel Sapphire Rapids.
Este módulo, que terá a designação PM1743, utilizará um controlador próprio da Samsung, bem como chips de memória próprios equipados com a 6ª geração da tecnologia TLC V-NAND. Será disponibilizado com uma interface simples PCIe 5.0 x4, bem como em interface dupla PCIe 5.0 x2, associado ao formato E3.S 1T (111.5 x 31.5 x 5 mm), o que permitirá aumentar a densidade de armazenamento de um servidor face aos actuais módulos de 2.5 polegadas com interface SAS ou U.2.
Não foram revelados detalhes sobre o seu desempenho, mas tendo em conta a largura de banda disponibilizada pela interface PCIe 5.0 x4, esta solução terá ao seu dispor até 15.7 GB/s. Em termos de comparação, o actual PM9A3, que utiliza a interface PCIe 4.0 x4 oferece até 6800 MB/s de velocidade de leitura sequencial.
Em termos de consumo energético, estes módulos deverão atingir valores máximos de 25W. Falta agora saber quando teremos soluções similares para sistemas pessoais em formato M.2.