Há anos fiz a review dos Nuraphone, os primeiros auscultadores a chegar ao mercado que fazem um teste auditivo ao utilizador para adaptar a forma como o som é reproduzido às capacidades auditivas de quem está a ouvir.
Desde aí, empresa australiana Nura não ficou quieta e lançou os Nuraloop, os seus primeiros auscultadores in-ear. Apesar de serem mais pequenos, estes auscultadores fazem o mesmo teste auditivo e adaptam o som ao utilizador.
Design
Em termos de design, os Nuraloop não são uns auscultadores true wireless, como os novos Nuratrue, porque têm um cabo que liga o esquerdo ao direito.
Na minha opinião, esta configuração com cabo traz vantagens em relação aos true wireless em termos de ligação porque apenas um dos auscultadores está a receber o sinal Bluetooth, o que torna a ligação mais estável.
No caso dos true wireless têm de ser estabelecidas duas ligações separadas (uma do smartphone para um dos auscultadores e outra de um auscultador para o outro), isto pode fazer com que, por vezes, a bateria de um dos auscultadores descarregue mais depressa do que a do outro e também pode gerar instabilidade na imagem estéreo, devido a problemas de sincronia entre os dois auscultadores.
Estes problemas serão resolvidos com o lançamento da norma Bluetooth LE Audio. No entanto, os dispositivos que usem a norma actual não vão ganhar nada com a nova versão.
Outra vantagem desta configuração é serem substancialmente mais difíceis de perder…
Nos Nuraloop, no meio do cabo entre os dois auscultadores está uma peça circular que serve para carregar a bateria e ligar vários tipos de cabos, incluindo o cabo de ligação analógica (incluído na embalagem) que tem uma ficha jack de 3,5 mm. O cabo de carregamento USB Type-A incluído, que serve para carregar a bateria podia ser maior.
Os auscultadores em si são algo volumosos e usam um sistema de fixação que inclui uma zona mais rígida nos primeiros centímetros de cabo (semelhante à que a Shure usa em alguns auscultadores in-ear), que pode ser dobrada por cima da orelha para passar melhor o cabo na parte de trás do pescoço.
Tal como acontece com outros modelos, os Nuraloop trazem mais dois pares de pontas de borracha para que se consigam adaptar a canais auditivos de vários tamanhos.
Cada um dos auscultadores tem um sensor na parte de fora que serve para permitir controlar algumas funções sem ter de mexer no smartphone. É aqui que está o único problema que consegui detectar com estes Nuraloop. Estes sensores têm uma sensibilidade muito alta, o que faz com que seja muito fácil enviar comandos, mesmo quando os auscultadores não estão nas orelhas. Por exemplo, se tiver a função de desactivação automática ligada (desliga os auscultadores automaticamente quando os tira das orelhas), há fortes hipóteses de a certa altura eles começarem a tocar sozinhos devido a um toque acidental.
Outras características dos Nuraloop são a função de cancelamento de ruído activa, Bluetooth 5 e utilização do codec aptX HD para som sem fios com o máximo de qualidade possível.
Bateria
Segundo a Nura, a bateria dos Nuraloop dura 16 horas e 10 minutos de carga correspondem a duas horas de audição.,
Configuração
Como já disse, os auscultadores da Nura fazem um teste auditivo aquando da configuração, para avaliar as capacidades de audição do utilizador e assim adaptar a forma como o som é reproduzido. Esta adaptação realça as várias frequências e também o volume à forma como o utilizador ouve. Até há casos de pessoas que ouvem menos de um dos ouvidos e através destes auscultadores conseguem voltar a desfrutar de som em estéreo.
Para que se possa fazer o teste e configurar os Nuraloop, a primeira coisa a fazer é instalar a aplicação gratuita que está disponível para Android e para iOS. Depois procede-se ao emparelhamento Bluetooth padrão no dispositivo que vai servir de fonte.
A primeira parte do teste, serve para verificar se os auscultadores estão bem encaixados nas orelhas. Depois é que começa o teste em si. À medida que o teste avança, a app vai mostrando as gamas de frequências que têm de ser realçadas num gráfico circular. O processamento desta informação é feito nos servidores de Nura, mas depois tudo fica apenas guardado localmente.
No final toca uma música com e sem o perfil que acaba de ser criado, para que consiga avaliar a diferença.
Na app também pode definir as funções que podem ser controladas por toque em cada um dos auscultadores. Embora dê jeito em algumas situações, a primeira coisa que aconselho a desligar é a função de desactivação automática, porque simplesmente não funciona como deve ser.
Utilização e som
Colocar os Nuraloop nas orelhas é um processo simples e a zona rígida no início do cabo ajuda muito a fixá-los correctamente para assegurar que a ponta de borracha sirva como primeira barreira ao ruído ambiente.
Como descrever a qualidade do som dos Nuraloop? O som fica tão detalhado que parece que acabei de sair do consultório do otorrino depois de uma limpeza auditiva. O som fica realmente claro e conseguem-se ouvir todos os instrumentos sem dificuldade. Os graves são profundos (e podem ser controlados através da app), mas sem serem exagerados.
O sistema de cancelamento de ruído funciona muito bem, embora não se consiga controlar a intensidade do efeito de cancelamento, na grande maioria dos casos é tão eficaz como o de outros auscultadores que também tenham esta funcionalidade.
A qualidade do som é realmente impressionante.
Ao usar os auscultadores com o cabo de ligação analógica, o perfil de audição que é utilizado automaticamente, é o último que estava definido na aplicação e não se pode alterar até desligar o cabo analógico.
Por falar de cabos, a peça onde se ligam os cabos não é standard, isto implica que, se perder, ou estragar um dos cabos, terá sempre de comprar um substituto à Nura.
No que respeita à vida da bateria, os Nuraloop conseguem chegar perto das 16 horas anunciadas, mesmo com o cancelamento de ruído ligado,
Apesar das dimensões dos auscultadores, o conforto de utilização é excelente, mesmo durante várias horas.
Distribuidor: Nura
Preço: €169 (site da Nura)