O Twitter deixa os utilizadores mencionarem-se uns aos outros, como uma forma de inclusão de outros utilizadores nas suas threads ou para chamarem a atenção. Contudo, esta funcionalidade pode ser algo incomodativa e, em casos extremos, pode até ser considerada uma forma de assédio. O mais estranho é que a única hipótese de impedir as menções no Twitter é através do bloqueio do utilizador que mencionou porque não existe nenhuma forma de se removerem as menções.
Isto pode mudar em breve. Segundo um post de Dominic Camozzi, o responsável pelo design de privacidade do Twitter, a rede está a desenvolver uma forma para os utilizadores poderem remover as menções. Olhando para o screenshot da interface, a nova funcionalidade estará na secção de notificações e quando o utilizador receber um alerta de que foi mencionado, poderá remover essa menção.
Sometimes you want to talk, and sometimes you just … don’t.
Check out these early concepts that could help control unwanted attention on Twitter.
Feedback, especially at this beginning stage, is invited (and wanted)! 🧵 pic.twitter.com/6SpzqiwFlL
— Dominic Camozzi (@_dcrc_) June 14, 2021
A funcionalidade também poderá ser usada directamente a partir do tweet em que estiver a menção, se o utilizador clicar no menu que dá acesso a mais informações e depois clicar na opção de remoção da menção. De acordo com o Twitter, quando alguém remove uma menção, o utilizador que mencionou não será alertado, tal como já acontece quando se removem identificações nas fotos.
Camozzi também revelou que o Twitter está a trabalhar numa forma de impedir que uma pessoa que não seja seguida por um utilizador possa mencioná-lo.
Ainda não há informação acerca de quando é que esta nova funcionalidade chegará ao público.