A Microsoft lançou uma aplicação que verifica a compatibilidade do seu computador com o novo Windows 11. Esta aplicação está disponível na página do Windows 11 no site da Microsoft, num link no fundo da página. Ao executá-la no seu computador com Windows 10, há fortes hipóteses de ela mostrar um aviso que indica que o seu dispositivo não é compatível com o novo sistema operativo.
Também há fortes hipóteses que essa mensagem seja mostrada devido a um mero pormenor, que pode ser alterado com uma visita à interface de configuração do BIOS/UEFI do seu computador, para ligar uma funcionalidade. Essa funcionalidade está indicada na lista de requisitos mínimos do Windows 11 que a Microsoft publicou:
Processador | 1 Gigahertz (GHz) ou superior com 2 ou mais núcleos num processador compatível de 64 bits ou SoC (System on a Chip) |
Memória | 4 GB de RAM |
Armazenamento | Dispositivo de armazenamento com 64 GB de capacidade ou superior |
Placa gráfica | Placa gráfica compatível com DirectX 12 / WDDM 2.x |
Ecrã | > 9″ com Resolução HD (720p) |
Ligação à Internet | A configuração do Windows 11 Home necessita de uma conta Microsoft e de ligação à Internet |
TPM | Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0 |
É o último requisito que provavelmente está a causar o problema. A funcionalidade TPM está presente nos computadores há anos, mas muitos fabricantes desligam-na no BIOS.
Para resolver o problema só tem de aceder à interface de configuração do BIOS (normalmente tem de premir a tecla DEL quando o computador está a arrancar) e depois procurar a funcionalidade na página Settings/Miscellaneous (BIOS da Gigabyte) ou em Advanced Settings/Security (BIOS da MSI) e ligar a funcionalidade Trusted Computing 2.0. Depois só tem de gravar as alterações e reiniciar o computador e correr outra vez a ferramenta de diagnóstico da Microsoft.
Se tiver alguma dúvida, consulte o manual da motherboard ou do computador.