Uma está ligada à restauração e outra ao desporto – Kitch e RealFevr anunciaram hoje dois novos investimentos, no valor total de quase 5,5 milhões de euros, embora em fases diferente: seed e série A.
Criada em 2020 pelo ex-director geral da Uber Portugal, Rui Bento, a Kitch arrecadou 3,25 milhões de euros na fase de investimento seed. Este valor ficou mais de um milhão abaixo do conseguido pela actual recordista, a Sensei.
Estes 3,25 milhões de euros vieram da «Atlantic Food Labs, com a participação da Market One Capital, Seedcamp e Mustard Seed Maze», diz a empresa. Segundo a Kitch, o investimento surge num momento em que a startup se está a «reposicionar enquanto marca de tecnologia para a restauração».
A Kitch tem como objectivo «ajudar os restaurantes a reter a sua independência e a ter controlo do seu negócio digital», ao oferecer uma plataforma Web que funciona como uma loja online para encomendas, uma espécie de Uber Eats, mas sem app.
RealFevr prepara entrada no mercado dos NFT
Já a RealFevr conseguiu um novo investimento numa fase mais avançada: série A. Esta startup, que está no mercado do desporto, em concreto no das fantasy leagues (criação de equipas virtuais baseadas em jogadores reais) conseguiu 2,2 milhões de euros.
O valor foi dado pelas empresas de capital de risco Shilling, SportMultimédia (portuguesas), Moonrock Capital e Morningstar Ventures; nesta Série A também participaram investidores privados, «maioritariamente portugueses, norte-americanos e australianos».
Segundo Fred Antunes, CEO da RealFevr, este valor será usado em «desenvolvimento de produto, recrutamento, aquisição de novos direitos digitais, assim como na expansão do negócio a nível internacional». Dois dos próximos projectos da startup são entrar no mercado dos NFT e criar um «marketplace de coleccionáveis de vídeos desportivos oficialmente licenciados».