Um dos principais fornecedores de computadores da Apple, chamado Quanta, foi atacado recentemente com recurso a ransomware, durante esse ataque foram roubados os planos dos futuros modelos de Macbooks.
O ataque foi levado a cabo por um grupo chamado REvil, o mesmo que recentemente atacou a Acer, tendo roubado dados contabilísticos, extractos bancários e trocas de mensagens com instituições bancárias. Esses dados acabaram por ser publicados no site do grupo, chamado Happy Blog. Nesse ataque foram pedidos 50 milhões de dólares para a desencriptação dos ficheiros.
Aparentemente, no ataque à Quanta, o grupo terá conseguido roubar e encriptar todos os dados na rede local da empresa e pediu 50 milhões de dólares para libertar os ficheiros. A Bloomberg noticiou que o REvil publicou um artigo na darkweb, a confirmar que o ataque foi bem-sucedido. Durante a apresentação dos novos produtos da Apple, que se realizou esta semana, o REvil publicou mais de uma dúzia de imagens com supostos esquemas de um computador Macbook que ainda não foi lançado.
Segundo o grupo, as imagens dos esquemas foram publicadas depois de a Quanta se ter recusado a pagar o resgate pedido.
A Quanta admitiu o ataque, indicando que sofreu ataques num “pequeno número de servidores” e que está a trabalhar com especialistas para resolver o problema.
Depois de a Quanta se ter recusado a pagar, o grupo virou a sua atenção para a Apple e impôs um prazo que acaba a 1 de Maio. Se a Apple não pagar o resgate, o grupo diz que vai publicar uma imagem por dia.