Ao contrário do que poderá pensar, grande parte do código das BIOS UEFI que controlam as motherboards para sistemas AMD é desenvolvida pela própria AMD, embora existam elementos nesse código que é posteriormente personalizado e adaptado por cada fabricante. Isto tem permitido à AMD rapidamente implementar melhorias significativas, tanto em termos de desempenho, como de compatibilidade e resolução de problemas.
E é neste último ponto que entra o novo Firmware AGESA 1.2.0.2, que a AMD acaba de lançar oficialmente. Desde o início do ano que a AMD reconheceu a existência de problemas com as ligações USB em motherboards com chipsets da série 400 e 500, quando associados a processadores AMD Ryzen 3000 e 5000, como falha na comunicação ou desempenho irregular.
⚡️ News Flash! ⚡️
New motherboard BIOS updates for the ASUS AMD 500-series are ready! (Featuring AGESA 1.2.0.2, which AMD developed to solve intermittent USB connectivity)
Find your board at https://t.co/JvIqjU3LTF to download.
More info here: https://t.co/iZeMbZqtql
— ROG Global (@ASUS_ROG) April 14, 2021
A AMD tinha, entretanto, indicado algumas dicas que poderiam minimizar essas falhas, mas prometeu encontrar a origem do problema, e resolver. Com a chegada do firmware AGESA 1.2.0.2, a AMD conseguiu efectivamente resolver o problema. Agora será uma questão de tempo (horas, muito provavelmente) até todos os fabricantes disponibilizarem essas actualizações nas páginas de suporte das respectivas motherboards equipadas com chipsets AMD X570, B550, A520, e futuramente as X470 e B450.