A Sony Interactive Entertainment (SIE) revelou hoje os primeiros detalhes sobre do novo comando para a próxima geração de Realidade Virtual (RV) na PlayStation 5. O sistema de realidade virtual PSVR para a PlayStation 4 utilizava os PSMove (que tinham sido desenvolvidos para a PlayStation 3), como comandos para algumas aplicações. Para o novo headset, a Sony decidiu abandoná-los e desenvolver comandos específicos para a nova plataforma.
Segundo a empresa, os novos comandos oferecem uma maior imersão com gatilhos adaptativos, feedback háptico e, entre outras coisas, reconhecimento táctil.
“O nosso novo comando de RV foi concebido de forma a corresponder à nossa missão de conseguir alcançar um sentido de presença mais profundo e uma maior sensação de imersão nas experiências de Realidade Virtual”, disse Hideaki Nishino, Senior Vice President na SIE. E acrescentou: “O comando baseia-se nas inovações que apresentámos com o DualSense, que mudou a forma com que ‘sentimos’ os jogos na PlayStation 5, revelando uma nova forma de aproveitar o sentido do tacto. Agora estamos a trazer essa inovação aos jogos em realidade virtual”.
O novo comando para a próxima geração de Realidade Virtual na PlayStation 5 segue o design adoptado por outros fabricantes, como a Microsoft, Oculus e HTC, com forma esférica que permite aos jogadores segurarem o comando de forma natural enquanto jogam e proporciona mais liberdade e precisão do que os PS Move. Como não há limitações na forma como se movimentam as mãos, os criadores de videojogos podem criar novas experiências de jogo.
Para além disto, com a adaptação de algumas tecnologias desenvolvidas para os novos comandos da PlayStation 5, como os gatilhos adaptativos e o feedback háptico, este novo comando vai permitir aos jogadores sentirem e interagirem com os jogos de uma forma mais intensa.
“Estamos muito entusiasmados com este comando, no entanto o que importa agora é a forma como os criadores de videojogos irão aproveitar as suas funcionalidades para criar novas experiências em RV para a próxima geração”, continuou Hideaki Nishino, acrescentando que ainda há mais por partilhar sobre a próxima geração de Realidade Virtual na PlayStation 5.