A Google anunciou um conjunto de novas funcionalidades que vão chegar ao Google Maps. As novidades incluem uma nova ferramenta para a ajudar na navegação em interiores e sugestões de trajectos mais amigos do ambiente quando anda de carro. As novidades não vão chegar todas ao mesmo tempo e muitas ainda não estão disponíveis e algumas não vão chegar a todos os mercados onde pode usar o Google Maps.
Uma das principais novidades é o sistema de ajuda à navegação Live View com Realidade Aumentada, que agora também funciona em espaços interiores, como aeroportos ou centros comerciais. Com este sistema, só tem de levantar o seu dispositivo móvel e apontar a câmara ao que o rodeia para ver setas e ícones que o ajudam a chegar onde quer. Até agora, esta funcionalidade só funcionava em exteriores.
Infelizmente, esta funcionalidade ainda não está disponível em todos os mercados. Para já só estará disponível em centros comerciais de algumas cidades nos EUA e em breve chegará a alguns aeroportos e centros comerciais de Tóquio e Zurique. Mas, segundo a Google, vai chegar a mais cidades em outros países.
A Google também está a planear uma alteração da interface das aplicações para Android e iOS, no que respeita à escolha do meio do transporte. Neste momento, para o fazer, tem de navegar por vários separadores para conseguir ver os detalhes das várias opções de transporte. Com esta nova interface, só tem de escolher a partir de uma lista. A Google diz que será possível dar prioridade aos seus meios de transporte preferidos e pôr em evidência os que são mais utilizados no local em que se encontra. A nova interface vai começar a chegar a todos os utilizadores nos próximos meses.
Se utiliza o Google Maps enquanto conduz para o ajudar a chegar ao destino, a Google vai adicionar um novo tipo de trajecto optimizado para poupar combustível. Se este trajecto tiver a mesma duração que o mais rápido, o Google Maps escolherá automaticamente o trajecto mais amigo do ambiente. No entanto, se desejar, pode escolher o trajecto que quiser. Esta funcionalidade vai chegar às versões da aplicação para todas as plataformas para dispositivos móveis nos Estados Unidos até ao final do ano e ao resto do mundo mais tarde.
Estes trajectos que permitem poupar combustível não são as únicas novidades “amigas do ambiente” que vão chegar ao Google Maps. A Google também vai acrescentar uma funcionalidade que avisa o utilizador quando está a entrar numa zona de baixas emissões, em que certos tipos de veículos não podem circular. Esta funcionalidade vai chegar aos utilizadores da aplicação com Android e iOS na França, Alemanha, Holanda, Espanha e Reino Unido em Junho. Em breve chegará a outros países.
A aplicação Google Maps também vai receber novas camadas nos mapas para meteorologia e qualidade do ar. A camada de meteorologia vai chegar aos utilizadores de todo o mundo em breve, mas a camada que mostra a qualidade do ar vai chegar primeiro aos utilizadores na Austrália, Índia e Estados Unidos.