Bruno Araújo, fundador e CEO da Comparamais explica que a missão da startup é «ajudar os portugueses a comparar, aderir e poupar nos tarifários de electricidade, gás e internet e a obter o crédito certo», sendo que, nessa área, a empresa trabalha ao nível dos cartões de crédito e do crédito pessoal.
Para isso foi criado um site que usa «simuladores para apresentar os produtos e os custos associados», cuja metodologia é «apresentar os preços o mais rapidamente possível sem fazer mais que cinco/seis perguntas». Segundo o responsável, a empresa pode, depois, «tratar também da adesão através de agentes especialistas», com a preocupação pelos dados dos utilizadores: «Usamos os dados sempre, e só, para apresentar a proposta mais adequada, nunca para os vender ou fazer telemarketing despropositado». De momento, a empresa está a fortalecer a área financeira em que actua e a «desenvolver tecnologias de scoring e de validação» para «melhorar a actividade de adesão ao crédito».
Investimento e novas verticais
Depois de ter criado uma startup de comparação de preços na Malásia, em 2012, chamada iMoney, e de a ter vendido a uma empresa australiana, o empreendedor regressou a Portugal em 2018 e criou a Comparamais. Bruno Araújo explica o motivo: «Quando tentei utilizar uma empresa de comparação para instalar Internet em minha casa, demoraram mais de um mês a entrar em contacto comigo. Pensei que haveria oportunidade de fazer melhor». Para já, o «foco é em Portugal» e em «melhorar a proposta em Espanha», os dois mercados onde a startup opera. «No mercado de energia português, por exemplo, são efectuadas entre 100 e 120 mil mudanças de comercializador por mês; em Espanha, esse número é três vezes maior. De momento a Comparamais detém menos de 1% desse mercado e acreditamos que até final do ano ultrapassaremos os 2%», esclarece o responsável sobre o facto de não estarem a pensar em novos mercados.
Além disso, o CEO revela que a startup está «em conversações com venture capital nacionais e estrangeiros para levantar uma ronda de um milhão de euros, em 2021». Este ano é também aquele em que vão abrir «as verticais de seguros e crédito hipotecário».
As perspectivas de negócio são de crescimento, como salienta o CEO: «Embora, em 2020, tenhamos crescido a facturação mais de seis vezes (642%) em relação a 2019, acredito que estamos apenas no começo. A nossa equipa tem uma vasta experiência na área de comparadores e sabemos como escalar este tipo de negócios para atingir liderança de mercado».