Depois de terem reconhecido a existência de problemas com as ligações USB em sistemas equipados com motherboards com chipsets AMD da série 500 e 400 (como os X570, B550, X470 e B450), quando utilizados em conjunto com processadores Ryzen da série 3000 e 5000, a AMD veio agora anunciar um conjunto de soluções que poderão resolver esses problemas, até que seja lançada uma actualização de BIOS que resolva, definitivamente, este problema.
Se está a sentir algum tipo de problema com as ligações USB no seu sistema, como perda de desempenho, ou simplesmente sentir que os dispositivos deixam de comunicar com o sistema, então a AMD recomenda seguir estes passos:
- Verifique, através da página oficial do fabricante da sua motherboard, que a mesma está a usar a BIOS mais recente, e que está a usar as definições de fábrica ou as optimizadas.
- Verifique que o sistema operativo do seu PC (Windows 10) está devidamente actualizado, caso contrário, utilize a ferramenta do Windows Update para efectuar todas as actualizações pendentes.
- Verifique se tem os últimos controladores AMD para chipsets AMD (2.13.27.501), que podem ser descarregados na página oficial da AMD (aqui).
- Se ainda assim notar problemas com a ligação USB no seu sistema, então deverá aceder à BIOS da sua motherboard e ajustar a interface PCIe do modo Gen4 ou Auto para Gen3 (forçando a usar o protocolo PCIe 3.0), e desactivar a função Global C-State, que tem como função gerir os modos de hibernação do sistema.
Mensagem original da AMD, publicada no Reddit:
AMD answered my ticket regarding the connectivity issues from r/Amd