O primeiro grande evento do Spotify, o StreamOn, revelou duas grandes novidades que vão chegar à app em breve. A primeira são os Clips, uma funcionalidade semelhante às Stories do Instagram e que vão estar apenas disponíveis para os artistas.
Segundo os responsáveis pelo Spotify, esta será uma forma de os artistas partilharem momentos intimistas com os fãs, assim como cenas de bastidores dos seus concertos ou das gravações.
A outra novidade já era esperada e deu razão a vários rumores que circulavam há algum tempo nas redes sociais e em sites de tecnologia: a app vai finalmente ter uma subscrição com áudio de alta qualidade (high quality audio), a Spotify Hi-Fi.
Disponível apenas no final de 2021, ainda não são conhecidos detalhes sobre esta subscrição, em concreto os preços e a bit rate, que deverá estar próxima da de um CD, como acontece no Tidal, por exemplo. Actualmente, a qualidade máxima do áudio no Spotify é de 320 Kbps.
Como também era esperado, há novidades para podcasters, entre elas uma parceria com o WordPress para criar posts em blogs ou sites. No horizonte estará ainda a possibilidade de o Spotify oferecer um recurso para criar podcasts em vídeo. A chegada dos anúncios aos podcasts também foi anunciada, assim como a monetização dos episódios.
Outras actualizações à plataforma incluem, por exemplo, a capacidade de adicionar novas músicas a playlists que reflectem mudanças culturais e sociais, quase em tempo real. O Spotify quer identificar «novas tendências antes de acontecerem».
No que respeita à expansão do Spotify, a app fica disponível em mais 36 idiomas e 85 países em África, na Ásia e na América do Sul – Bangladesh, Paquistão, Coreia do Sul e Nigéria são alguns dos novos mercados. Por cá, a app passa a estar completamente em português europeu e é ainda criada uma página de Instagram localizada.