Após receber várias reclamações dos utilizadores, a iRobot, a empresa que fabrica a linha de robôs aspiradores Roomba, anunciou que vai lançar em breve novas actualizações de firmware para resolver os problemas de funcionamento dos robôs, que foram introduzidos pela última actualização, distribuída no início de 2021. Os modelos mais afectados foram os modelos Roomba i7+ e Roomba S9.
As reclamações indicam que, desde que foi distribuída a versão 3.12.8 do firmware, os aspiradores robôs têm tido problemas de navegação ou mesmo outros problemas que deixaram várias unidades incapazes de funcionarem de todo, ficando a andar em circulos no mesmo sítio a chocar contra a mobília.
Time lapse video of i7+ attempting to return to clean base after 3.12.8 update. After over 15 minutes of this, the roomba stopped due to low battery, failing to dock. from roomba
Alguns utilizadores dizem que os seus robôs começaram a aspirar seguindo padrões estranhos, ficaram presos em zonas onde não existe nada que impeça a sua progressão e foram incapazes de regressar à doca, onde carregam a bateria e descarregam automaticamente a sujidade do depósito interno, o que faz com que parem ao fim de algum tempo porque ficam sem carga, como se pode ver no vídeo acima. Existem também casos em que a actualização limpou completamente o mapa que o robô faz da casa, o que o impede de limpar eficazmente.
Até agora, a iRobot tem ajudado os utilizadores que se queixaram a retornarem o firmware dos robôs para uma versão anterior. Mesmo assim, depois de ser feito o rollback do firmware, alguns utilizadores continuam a reportar funcionamento anormal dos seus aspiradores.