A Google desistiu de desenvolver os seus próprios jogos para o serviço de streaming Stadia. Os estúdios de desenvolvimento em Montreal e em Los Angeles serão encerrados e Jade Raymond, um veterano da indústria de desenvolvimento de jogos, contratado pela Google para dirigir a divisão de desenvolvimento vai sair da empresa.
Para explicar esta alteração de estratégia, Phil Harrison, o responsável pelo Stadia, publicou um artigo no blogue da Google, para assegurar aos utilizadores que a empresa irá continuar a investir no serviço:
“A criação de jogos do zero demora muitos anos, requer um investimento significativo e os custos estão a aumentar exponencialmente. Para nos focarmos no desenvolvimento da tecnologia do Stadia, bem como aprofundar as parcerias que já temos, decidimos que não vamos investir mais em conteúdos exclusivos desenvolvidos pela nossa equipa SG&E (Stadia Games and Entertainment), para além dos que estão anunciados para o curto prazo.”
O primeiro estúdio de desenvolvimento de títulos exclusivos para o Stadia abriu em 2019 em Montreal, no mesmo ano foi adquirida a Typhoon Studios, responsável por Journey to the Savage Planet, para aumentar a equipa de desenvolvimento. Em Março do ano passado, foi anunciada a abertura de um novo estúdio em Los Angeles. Segundo Harrison, a maioria dos membros das equipas de desenvolvimento vão ser transferidos para outras funções e que os que não ficarem vão ser ajudados pela Google a encontrarem novos empregos. Ao longo deste tempo, a SG&E publicou alguns títulos exclusivos para o Stadia, incluindo Orcs Must Die! 3, Outcasters e Submerged: Hidden Depths.
Ainda de acordo com Harrison, para a Google, a forma de transformar o Stadia num negócio sustentável no longo prazo é através da colaboração com outras editoras. Em Novembro passado, Jack Buser, o director de jogos do Stadia, assegurou que havia 400 jogos a serem desenhados para o serviço. Estão também a ser desenvolvidos jogos exclusivos para o Stadia da Harmonix e da Supermassive Games.