Todos gostamos de coisas gratuitas e quando uma aplicação que deixa de ser gratuita, ou quando a versão gratuita é tão limitada que deixa de ser utilizável, há que tomar uma decisão entre pagar ou começar a utilizar outra. Isto já aconteceu várias vezes com outras aplicações e parece que chegou a hora de fazer o mesmo em relação ao LastPass.
Para quem não sabe, um gestor de passwords é um programa que gera, guarda e preenche automaticamente passwords nos formulários de login dos serviços online em que está registado, dos bancos às lojas. A vantagem destes programas, é facilitar a utilização de uma password diferente para cada serviço online, tendo apenas de se lembrar da password mestre que dá acesso à base de dados do programa onde todas as passwords estão guardadas.
Como foi noticiado hoje aqui, a versão gratuita do LastPass vai começar a funcionar apenas num único tipo de dispositivo, computador ou móvel. Se, como nós, utiliza um computador e um dispositivo móvel terá de começar a pagar €2,90 por mês ou arranjar uma alternativa.
Se não quiser pagar, existem outros programas de gestão de passwords no mercado, com versões grátis que podem dar uma resposta eficaz às suas necessidades. Para além destas opções, browsers como o Chrome, Microsoft Edge e o Firefox também têm funcionalidades de gestão de passwords. Existem também aplicações de segurança (firewalls e antivírus) que têm gestores de passwords incluídos. Por isso, se já uma destas aplicações, há uma forte hipótese de já ter um gestor de passwords pronto a funcionar.
No entanto, se prefere usar um gestor de passwords independente, aqui ficam algumas sugestões. Não os experimentámos todos, por isso antes de usar qualquer um deles, dê uma vista de olhos no site respectivo, para se assegurar de que o programa faz o que necessita.
Zoho Vault
O Zoho Vault, é apenas uma das aplicações do catálogo de ferramentas de produtividade da Zoho. Esté disponível uma versão gratuita que inclui o armazenamento ilimitado de passwords, pode ser usada a partir de computadores e dispositivos móveis, autenticação de dois factores e um gerador de passwords.
Se quiser usar a versão paga, vai custar-lhe €0,9 por mês.
Bitwarden
O Bitwarden é um gestor de passwords open-source que oferece muitas funcionalidades úteis como o espaço ilimitado para guardar passwords, sincronização entre dispositivo e gerador de passwords.
Por 10 dólares por ano pode acrescentar 1 GB de espaço de armazenamento encriptado e a possibilidade de utilizar login de dois factores.
KeePass Password Safe
O KeePass Password Safe é outro gestor de passwords de código aberto. Em relação a outros, este programa pode até ser mais seguro, porque guarda as passwords localmente numa base de dados encriptada, no entanto isto torna-o menos conveniente porque dificulta a sua sincronização entre dispositivos. Mas, se não se importar de transferir tudo à mão é uma boa opção.
LogMeOnce
A versão gratuita do LogMeOnce permite-lhe guardar um número ilimitado de passwords e pode ser utilizada num número ilimitado de dispositivo. Inclui o preenchimento automático de dados de login, sincronização de informação entre dispositivos, gerador de passwords e autenticação de dois factores. O LogMeOnce usa publicidade para ajudar a pagar as contas, o que pode ser um factor que desencoraja os mais avessos a ver anúncios.
Por 2,5 dólares por mês obtêm mais algumas funcionalidades para além das incluídas na versão gratuita como: acesso de emergência, possibilidade de partilha de passwords e apoio técnico prioritário, entre outras coisas.
NordPass
O NordPass tem uma versão gratuita que permite guardar um número ilimitado de passwords e a sincronização entre dispositivos. Embora não haja um limite do número de dispositivo que pode utilizar, apenas um pode estar activo de cada vez.
A versão premium do NorPass custa €1,19 por mês e permite uma utilização simultânea em seis dispositivos de cada vez, partilha de passwords e uma funcionalidade que verifica se as suas passwords estão em bases de dados de dados roubados.
RoboForm
O RoboForm já existe há algum tempo, mas nunca chegou a ter o estatuto de outras aplicações deste género. A versão gratuita inclui a possibilidade de guardar um número ilimitado de passwords, preenchimento automático de formulários de login e acesso de emergência. No entanto, não permite a sincronização entre dispositivos, o que pode ser um ponto contra.
Por 1,9 dólares por mês, pode sincronizar automaticamente a sua informação entre dispositivos, fazer cópias de segurança para a cloud e utilizar autenticação de dois factores, entre outras coisas.
MyKi
Este programa de gestão de passwords também guarda a sua informação de acesso localmente, mas permite a sincronização entre dispositivos. Inclui também a possibilidade de gerar códigos para logins com autenticação de dois factores.