O Odoo é uma solução de gestão empresarial open source ERP completa, que inclui também CRM. ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema que interliga todos os dados e processos de uma empresa numa única plataforma e o CRM (Customer Relationship Management) faz a parte de gestão dos clientes. A instalação base do Odoo é muito “crua”, porque como é uma solução empresarial estruturada por módulos, a instalação dos mesmos depende das necessidades da empresa, dando liberdade à sua implementação depois da instalação-base. Estamos a falar de módulos como gestão de websites, vendas, operações, ferramentas de produtividade, marketing, recurso humanos, etc. Este é um aspecto que torna o Odoo muito mais acessível que outras soluções que existem no mercado.
Versão comunitária e empresarial
Com o lançamento do Odoo 9, o Odoo SA começou a lançar duas versões: uma comunitária e outra empresarial. A comunitária é gratuita, de código aberto e com suporte principalmente da comunidade Odoo; já a empresarial (cujo preço depende da região), embora também seja de código aberto, requer uma licença com base no número de utilizadores.
O Odoo Enterprise tem mais benefícios: uma interface de utilizador alternativa, melhores funcionalidades em algumas aplicações, suporte do Odoo SA e, talvez o mais crítico de tudo, a migração para as novas versões. Em jeito de comparação, a distribuição Linux Red Hat é gratuita e livre – qualquer pessoa consegue fazer o download. No entanto, o suporte e as actualizações requerem uma licença, que está disponível durante trinta dias para versões trial; porém, num contexto empresarial, essas licenças são pagas. Quem quiser uma versão comunitária, tem o CentOS, uma replica da Red Hat; o mesmo acontece com o Odoo nestas duas versões.
Facilidade de acesso
A instalação do Odoo pode ser feita ‘on premise’, ou seja, em servidores próprios, ou então na nuvem, em servidores do Odoo. Esta última abordagem é, talvez, a mais prática, porque possibilita usar o software imediatamente, bastando inserir o URL no browser e fazer o login. Existe uma maior tranquilidade em situações de risco no backup de dados e na continuidade dos negócios. Mesmo que o objectivo seja instalar o Odoo em servidores próprios, testar online primeiro vai poupar tempo na sua implementação a longo prazo, porque permite testar os módulos e quais as reais necessidades da empresa, antes da instalação.
Qual o melhor sistema operativo para instalar o Odoo?
Embora haja versões do Odoo para Windows e macOS, a instalação no Ubuntu continua a ser favorecida. A equipa de desenvolvimento do Odoo trabalha principalmente com o Ubuntu para correções de bugs e novos lançamentos da plataforma. Pode-se esperar que, na maior parte, o desenvolvimento do Odoo seja otimizado em torno do Ubuntu.
Conclusão
Em Outubro foi lançada a versão 14 do Odoo, com muitas melhorias e características que se diferenciam de outras soluções. Apesar disso, é sempre importante aconselhamento profissional e um dos parceiros Gold em Portugal, que ajuda no processo, é a arxi.pt.