O nosso quotidiano depende muito da internet. Não é à toa que ter um site e um serviço de hospedagem auxiliam na gestão de qualquer negócio. A web é fundamental para impulsionar um negócio, especialmente em tempos de pandemia.
Caminhando de mãos dadas com a internet, há outro detalhe muito importante nos dias de hoje. Um detalhe que muitas vezes passa despercebido, mas está presente no nosso dia-a-dia, tanto na hora em que assistimos a uma série em um serviço de streaming, quanto no momento em que somos atendidos por um chatbot em uma loja virtual.
Falamos da IA, ou melhor, da Inteligência Artificial, a tecnologia que possibilita que vários algoritmos nos auxiliarem no quotidiano. Você sabe identificar a presença das IAs nos seus afazeres diários?
Neste artigo vamos apontar alguns exemplos que mostram o quanto as máquinas estão inteligentes, mas não se preocupe, máquinas inteligentes e malvadas combinam apenas na ficção científica.
A Inteligência Artificial no quotidiano
A capacidade da Inteligência Artificial é a de processar grandes quantidades de dados de informações todos os dias na internet. Isso auxilia os gestores de empresas a tomarem as melhores decisões para os seus respectivos negócios.
A Inteligência Artificial também influencia na medicina, na agricultura e em outros aspectos importantes do nosso dia-a-dia, mostrando com isso a sua capacidade de realizar tarefas e trazer soluções.
Diante das suas várias possibilidades de uso, a Inteligência Artificial está a demonstrar várias vantagens em diferentes áreas, especialmente em situações do quotidiano que denotam algum tipo de risco humano ou que apresentam um padrão contínuo de decisões.
Para se ter uma ideia do quanto a IA é influente, conheça algumas situações onde ela é utilizada. São exemplos práticos em que essa tecnologia é actuante, mas talvez você ainda nem reparou.
1 – IA no segmento do entretenimento
Sabe quando você assiste e avalia positivamente um filme de comédia no Netflix e, quando vê, surgem na seu ecrã inicial várias sugestões de produções do mesmo género? Pois então, isso é a Inteligência Artificial interpretando e aprendendo as suas preferências.
Esse mecanismo de sugerir conteúdo para os usuários também é utilizado em outras plataformas de streaming nos dias de hoje. O Youtube é um exemplo disso, assim como o aplicativo de música Spotify.
A grande vantagem deste tipo de abordagem é permitir que esses serviços disponibilizem para os seus clientes conteúdo compatível com o gosto deles. Com isso, é possível dizer que o entretenimento nos dias de hoje actua cruzando informações que permitem promover uma experiência altamente personalizada, em que o cliente faz a sua própria programação. Isso era algo impensável lá na televisão da década de 90, por exemplo, em que o público dependia da programação de canais abertos ou fechados.
2 – Medicina cada vez mais inteligente
Hoje em dia muito se fala em Telemedicina. Ela é bastante benéfica tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde, pois por meio dela os médicos podem atender pacientes à distância, dar diagnósticos e até mesmo acompanhar cirurgias.
Ela é muito importante especialmente em tempos difíceis de pandemia. Nesse caso, vale salientar que a possibilidade de actuação da telemedicina deve muito aos recursos de Inteligência Artificial.
Para você ter uma ideia das vantagens, saiba que já existem aparelhos equipados com IA e que actuam auxiliando o dia-a-dia dos pacientes, alertando a respeito de horários de medicamentos, por exemplo.
Há também os aparelhos chamados “wearables”, ou “vestíveis”, se você preferir. Eles podem ser presos na roupa ou no pulso, trazendo informações sobre batimentos cardíacos, monitoramento do sono e níveis da pressão arterial do paciente.
Ainda no caso da medicina, a Cloud Computing também é uma aliada importante na gestão de um consultório médico. Por meio dela, é possível utilizar softwares que promovem o armazenamento de dados na nuvem, facilitando a organização de horários e pacientes a serem atendidos.
3 – O reconhecimento facial
Na era da Inteligência Artificial nenhum rosto passa despercebido. A tecnologia de reconhecimento facial aos poucos está sendo expandida. Ela não está mais restrita exclusivamente para o sector de segurança.
Hoje em dia é possível afirmar que o reconhecimento facial está beneficiando vários segmentos como, por exemplo, o varejo e o marketing digital.
Graças a Inteligência Artificial e ao Machine Learning (que é o Aprendizado de Máquina), é possível detectar fraudes e viabilizar a prevenção de furtos. Isso é muito útil para o segmento de segurança e policial.
4 – Inteligência também no campo
A Agricultura, uma das actividades mais antigas da humanidade, também pode contar com o auxílio da Inteligência Artificial. A IA é uma importante solução, capaz de viabilizar uma produção sustentável, mais eficiente e, especialmente, mais lucrativa.
Nesse contexto, ferramentas inovadoras de IA se tornam aptas a proporcionar resultados cada vez mais expressivos de cultivo e colheita.
Diante de redes instaladas no campo, há a possibilidade de mensurar, por exemplo, até a quantidade de chuva que atinge cada sector. Também é possível rastrear a produção de modo automatizado.
No entanto, uma das principais contribuições da Inteligência Artificial reside no monitoramento da lavoura. Isso pode ser efectuado com a utilização de drones que captam e recolhem informações precisas sobre a actuação de pragas e propriedades do solo.
Em alguns casos, por meio da IA, os agricultores também podem contar com a ajuda de carros autónomos, programados para dosar com o máximo de precisão a quantidade de defensivos nas lavouras.
Não dá para esquecer também de equipamentos que efectuam a colheita inteligente de produtos como café ou soja. Tais veículos podem transitar pela plantação e apontar quais são os frutos maduros, descartando em seguida aqueles que estão apodrecidos.
5 – Ajuda no Marketing Digital
Ter um site e uma hospedagem é importante para a presença digital, mas a IA traz outras vantagens nesse sentido.
A Inteligência Artificial permite a análise de Big Data, ou seja, do Grande Volume de Dados que ajuda na elaboração das estratégias de Marketing Digital.
Ao efectuar essa análise, os gestores terão condições de conhecer melhor o perfil dos clientes, optimizar a jornada de compra do consumidor e obter melhores resultados de vendas.
Outro exemplo importante da IA auxiliando o Marketing Digital é a utilização dos Chatbots, os famosos assistentes virtuais. Hoje em dia eles estão cada vez mais comuns em e-commerces.
A grande vantagem deles é possibilitar atendimento 24h na loja online. Ou seja, o consumidor poderá aceder a qualquer instante o site e ser recebido por um software programado para sanar algum tipo de dúvida.
Esse “milagre” da interacção entre pessoas e a máquina é possível graças ao recurso conhecido como Aprendizado de Máquina, em que o sistema aprende por conta própria a identificar padrões.
6 – As leis mais inteligentes
O sector jurídico é outro segmento que ganha mais eficiência quando a Inteligência Artificial entra em campo.
Ela pode actuar nesse segmento por meio do aconselhamento de clientes, negociar acordos e também na interpretação de alguns textos de carácter jurídicos.
Os resultados disso podem ser percebidos no aumento de produtividade e na obtenção de uma melhor eficiência de questões legais que envolvem análise de documentos, gerenciamento de contratos e outras pautas que abrangem a colecta e análise de dados e informações.
7 – Mais oportunidade de empregos
Aquela “lenda urbana” afirmando que a Inteligência Artificial vai exterminar empregos está com os dias contados. Pelo contrário, a IA surge para mudar a dinâmica de trabalho nas empresas e com isso gerando novas oportunidades.
Você já ouviu falar nas profissões do futuro? Muitas delas envolvem conhecer as possibilidades que a Inteligência Artificial oferece. A profissão de Analista de Big Data é um exemplo disso.
Além do mais, a IA é uma aliada dos profissionais que actuam no RH, viabilizando a contratação dos profissionais mais capacitados e preparados para determinados cargos.
A Inteligência Artificial está cada vez mais actuante nos dias de hoje
Na gestão de negócios, ela auxilia no Marketing Digital e em outros aspectos importantes. Por isso, além de ter um site e uma hospedagem, é importante que o empreendedor conheça a eficiência dos softwares de IA. Na Medicina ela ajuda no tratamento de pacientes e no gerenciamento de clínicas, na agricultura ela também traz uma série de benefícios. São vários os segmentos auxiliados pela IA. Por tudo isso, é importante que profissionais das mais variadas áreas conheçam as facilidades que ela proporciona e não são um “bicho-de-sete-cabeças” como muitos pensam.