A nova placa gráfica RTX 3090 tem um frame buffer com 24 GB que pode ser utilizado para muitas coisas, dependendo da imaginação dos utilizadores.
Numa publicação na rede social Twitter, o utilizador Strife212, que também é programador, usou um programa chamado GPU RAM Drive para criar um RAM Disk com 15 GB na memória interna da RTX 3090 e depois instalou lá o Crysis 3.
I installed Crysis 3 on my graphics card!
I used some VRAMdrive software called GPU Ram Drive, made a 15GB NTFS partition on the GPU, then installed Crysis 3 on it
At 4K very high settings get good fps and the game loads very fast – GPU-Z reports total VRAM use 20434MB pic.twitter.com/lLcQsD5JYM
— Strife, la fillette révolutionnaire (@Strife212) October 4, 2020
Os 9 GB que restaram foram mais que suficientes para permitir a execução do jogo. No entanto, em termos de desempenho aparentemente não há ganhos de maior em instalar o jogo em VRAM porque os tempos de carregamento são muito semelhantes ao que se consegue com uma drive SSD NVMe.
Mas não deixa de ser uma coisa interessante de experimentar e leva-nos a pensar no que mais se pode instalar numa RTX 3090. Por exemplo um sistema operativo. O Windows 10 de 64 bit só necessita de 20 GB de espaço. Ou talvez o Doom, porque corre em praticamente qualquer coisa que tenha um ecrã.