Segundo um estudo realizado por uma consultora (Strategy Analytics), publicados pelo jornal económico Sul Coreano PulseNews, a venda global de smartphones não terá uma queda tão acentuada quanto a inicialmente prevista devido ao impacto da pandemia do novo Coronavírus, estando prevista uma queda de “apenas” 11%, face aos 15,6% previstos inicialmente.
Em termos de unidades e quota de mercado, a Samsung manterá a liderança de mercado, com um total de 265,5 milhões de unidades vendidas, o que corresponderá a uma quota de mercado de 21%. Já a Huawei deverá manter a segunda posição, embora com um número significativamente inferior, com apenas 192.7 milhões de unidades, ficando muito próxima da Apple, que com 190,1 milhões de unidades terá 15,3% de quota de mercado.
Relativamente à Huawei, embora esta tenha revelado excelentes resultados nos primeiros trimestres do ano, especialmente no mercado doméstico (Chinês), esta deverá perder a segunda posição global em 2021, se se mantiverem em vigor as diversas restrições impostas pelas autoridades norte-americanas. Esta situação permitirá que outros fabricantes como a Xiaomi, VIVO e Oppo se aproveitem da ocasião, para conquistar quota de mercado em mercados externos, como na Europa e nos Estados Unidos.