Após um leak no Twitter, publicado ontem, que dava conta da existência de uma consola de nova geração com especificações mais modestas, a Microsoft confirmou hoje no Twitter e no Facebook, o lançamento de uma nova consola sem leitor óptico, chamada Xbox Series S, que, segundo a Microsoft Portugal custará 299 euros e chegará em Novembro.
Há muito tempo que circulavam rumores acerca de uma versão menos poderosa e dispendiosa da consola de nova geração Xbox Series X.
A Xbox Series S é suficientemente pequena para caber dentro de uma Xbox Series X, o processador é o mesmo, fabricado pela AMD, mas o circuito gráfico é um Navi RDNA 2.0 com uma capacidade de processamento de 4 TFLOP e ray trace, enquanto o da Xbox Series X é um Navi 2X com 12 TFLOP e capacidade de processamento de gráficos 3D com ray trace com aceleração por hardware.
O modelo mais barato da Xbox de nova geração foi pensado para jogadores com ecrãs 1440p ,com uma taxa de actualização máxima de 120 FPS, mas pode chegar aos 4K a velocidades mais baixas. A Series X consegue reproduzir gráficos 4K a 60 FPS e mesmo chegar aos 8K a taxas de actualização do ecrã mais baixas.
A memória RAM GDDR6 tem 10 GB de capacidade, contra os 16 GB da Series X. A capacidade do sistema de armazenamento será de 512 GB e é baseada num SSD m.2 PCIe 4.0. A Xbox Series X terá um SSD m.2 PCIe 4.0 com 1 TB de capacidade.
Como a Series S não dispõe de uma drive óptica, por isso só poderá usar títulos comprados online e será compatível com jogos para Xbox 360 e Xbox One.
Agora, oficialmente oficial: Xbox Series S. Desempenho de nova geração na Xbox mais pequena de sempre. 299€. Ansiosos por partilhar mais! (Em breve, btw)
Publicado por Xbox Portugal em Terça-feira, 8 de setembro de 2020
No leak publicado ontem também foi anunciado que o preço da Xbox Series X será de 499 dólares nos Estados Unidos, o que, se for seguida a mesma lógica usada para Xbox Series S, quer dizer que a consola mais poderosa poderá custar 499 euros em Portugal.
A ser verdade, este preço coloca as consolas da Microsoft na mesma gama de preços da Playstation 5, que, segundo um leak recente, poderá custar os mesmo 499 euros.