Com o confinamento provocado pela pandemia do novo coronavírus, que tem levado milhares de pessoas em todo o mundo a ficarem fechadas em casa, muitas a assistirem a aulas remotamente e outras a adoptarem um regime de teletrabalho, surgiram preocupações adicionais relativamente à qualidade do ar que as mesmas respiram, por estarem fechadas em casa.
Segundo um estudo realizado por engenheiros da Dyson, antes da pandemia, um grupo de estudantes utilizaram mochilas equipadas com sistemas de medição da qualidade do ar, e foi verificado que a qualidade do ar que respiravam era mais preocupante dentro das salas de aula, face à qualidade do ar que respiravam durante os trajectos de casa-escola.
Este estudo só veio reforçar a necessidade da purificação do ar no interior das casas, visto que estas tendem a acumular partículas, como pó, fumos e pólem, bem como permitirem a proliferação de bactérias e vírus em ambientes muito secos, ou muito húmidos. Foi a pensar nestes casso que a Dyson lançou o Pure Humidify + Cool, o seu primeiro equipamento purificador, humidificador e ventilador três em um.
Este equipamento recorre a tecnologias proprietárias, como a tecnologia Air Multiplier, que projecta 320 litros de ar por segundo, sendo a orientação do fluxo controlado individualmente, permitindo ao Pure Humidify + Cool trabalhar em modo de ventilador, em modo difusor, com o ar a ser expelido apenas pela parte traseira, e em modo brisa, que simula o fluxo de ar de uma refrescante brisa no exterior.
Embora seja considerado como um humidificador, este equipamento utiliza uma forma distinta de humedecer o ar, ao contrário dos aparelhos tradicionais que simplesmente misturam particulas de água com o ar, deixando as superfícies próximas do mesmo molhadas. A água utilizada passa por um tubo de politetrafluoretileno (PTFE), por onde passa a luz ultra-violeta do sistema utilizado, para eliminar 99,9% das bactérias na água, sendo as restantes captadas pelos filtros de entrada e saída com fios de prata.
Em termos de filtragem do ar, este dispositivo utiliza um sistema composto por filtros HEPA, colocados em conjunto com filtros de carvão activo, garantindo assim uma captura de 99,95% de partículas ultrafinas. Este equipamento pode ser controlado pelo elegante comando fornecido, ou pelo seu smartphone, através da aplicação móvel Dyson Link, disponível para Android e iOS. O Dyson Pure Humidify + Cool já está disponível em Portugal por €699, na loja online da Dyson, e estará, em breve, no El Corte Inglês, Worten e Media Markt.