Foi através de um comunicado oficial que a Olympus revelou que iria abandonar o mercado de câmaras fotográficas, através da venda de toda a sua divisão de imagem para o fundo de investimento JIP – Japan Industrial Partner, o mesmo fundo que adquiriu a divisão de computadores VAIO à Sony, em 2014. Já a JIP compromete-se a continuar a desenvolver e comercializar produtos com as marcas OM-D e Zuiko.
Segundo os responsáveis da marca, as medidas que a Olympus implementou para combater a actual situação do mercado global de câmaras fotográficas foram insuficientes, e que o mesmo poderá manter o actual declínio, graças à evolução dos sistemas de captação de imagem nos smartphones. Através desta venda, o fabricante japonês irá focar-se em mercados mais rentáveis, como o de equipamentos médicos, de investigação científica e soluções industriais.
Actualização (25/06/2020)
Segundo responsáveis da marca em Portugal, a divisão de imagem da Olympus continuará a ter presença no mercado nacional, bem como a lançar produtos e a dar assistência aos mesmos, sem qualquer problema. Como se costuma dizer, será uma situação de “business as usual”, e que os seus utilizadores poderão continuar a confiar na marca, como até agora.