A Google e a Microsoft são duas gigantes fortíssimas na sua suite colaborativa, onde inclui email, calendário, chat, Office, armazenamento, tudo num ecossistema. São petabytes de informação armazenada e em constante actualização em servidores que estão em várias partes do mundo. As garantias de permanência e acesso da informação são factores importantes para recorrer a estas soluções, mas permitimos que informação pessoal esteja nas mãos destas empresas. Neste artigo, damos a conhecer uma suite colaborativa open source, que permite total controlo dos seus dados.
O que é o Nextcloud Hub
É uma plataforma de código aberto, que deriva do projeto Owncloud, mantendo uma estrutura e visão aberta que foi perdida no projecto original. Permite arquivar, partilhar e sincronizar ficheiros num servidor configurado e gerido por si. O Nextcloud, desde o seu início, apresentou uma oferta IaaS (Infrastructure as a Service) numa vertente de nuvem privada para correr em servidores próprios, mas uma recente adição a este conceito mudou-o para Nextcloud Hub. Agora, tira partido de (SaaS), Software-as-a-Service e inclui uma série de funcionalidades e ferramentas idênticas às encontradas na suite da Google e na Microsoft, reforçando assim a colaboração dessas funcionalidades online, sem correr o risco de uma gestão feita por serviço de terceiro. No entanto, é também possível, num contexto empresarial, adquirir planos pagos do Nextcloud Hub e deixar que seja a empresa a armazenar, gerir e dar todo o apoio necessário. Vamos mostrar agora algumas características.
Melhor integração com Suites de Office diferentes
Um aspecto que particularmente destacamos é a abertura e óptima integração de documentos da suite de office da Microsoft e do libreoffice no Nextcloud, porque é possível usar o Collabora Online, uma versão SaaS do Libreoffice; o Onlyoffice também faz um excelente trabalho na formatação online de documentos de fontes diferentes, removendo um obstáculo bem comum quando mudamos ficheiros para suites de office diferentes, algo que, por exemplo, a suite do Google não faz bem: ao abrir documentos não nativos do Google Docs, regra geral, a formatação muda.
Email, calendário, contactos e talk
Assim como o Office 365 da Microsoft, o Nextcloud oferece também email, calendário e contactos, tudo integrado com o armazenamento de ficheiros na nuvem. Todos estes três serviços apresentam melhorias na versão 18: os ficheiros são agora áreas de trabalho, onde é possível colocar uma breve descrição, criando contexto às pastas, notas e listas de tarefas. Também temos a aplicação Flow (que permite criar automatização em tarefas repetitivas, algo que encontramos também no Office 365) e o Nextcloud Talk, comparado a um Teams ou Slack, que permite enviar mensagens de texto e fazer chamadas de voz/vídeo com uma melhor segurança, porque os dados permanecem encriptados e em servidores próprios, respeitando as restrições de privacidade do regulamento geral de proteção de dados (GDPR).
Também é possível adicionar mais de cem aplicações na loja do Nextcloud e, assim, ajustar às necessidade de cada organização ou indivíduo. A aplicação cliente é compatível com Android, iOS, Windows e Linux, para acesso aos dados na nuvem, bem como às funcionalidades que estejam instaladas e ativas no servidor.
Conclusão
O Nextcloud Hub é, por um lado, uma alternativa livre e segura às gigantes Google e Microsoft, em especial se procuramos ter controlo sobre os nossos dados e beneficiar de todas as outras funcionalidades que outros oferecem; por outro, vai exigir mais trabalho e esforço implementar uma solução assim, quer seja para usar em casa, ou numa empresa. A que dá mais valor: aos seus dados ou ao trabalho que vai exigir? Os próximos artigos vão mostrar passo a passo como instalar um servidor privado em casa com o Netxcloud Hub de raiz.