Como forma de ajudar todas as Pequenas e Médias Empresas (PME) afectadas pela crise gerada pela pandemia do novo Coronavírus, o Instagram decidiu lançar uma nova ferramenta, designada de ‘Gift Card’, que é uma forma facilitadora de as empresas receberem ajuda dos clientes mais fiéis, bem como a ferramenta de ‘Angariação de fundos’ para o Instagram, anteriormente já disponibilizada pelo Facebook.
Estas ferramentas tentam assim ir ao encontro da enorme demonstração dada pelos utilizadores de ambas as plataformas, que pretendem apoiar os negócios locais. Através destas ferramentas, as empresas que já estejam presentes no Instagram podem adicionar ao perfil um botão de apelo à acção – ‘Action Button’ – ou ainda, publicar um sticker ‘Gift Card’ nas suas stories.
Ao carregar no botão de apelo à acção ou no sticker, será encaminhado para uma compra na página da empresa, onde pode efectivamente ajudar o seu negócio. Além disso, o Facebook decidiu expandir para o Instagram a ferramenta de ‘Angariação de fundos’. Recorde-se que esta funcionalidade, que chegou a Portugal na semana passada, permite que uma PME portuguesa possa solicitar aos clientes que ajudem o seu negócio neste período especialmente crítico e garantam a sua sustentabilidade através desta solução.
“É inspirador ver com as nossas comunidades do Facebook estão mais unidas do que nunca para oferecer suporte àqueles que mais precisam, incluindo pequenas empresas locais, que são a alma dos bairros e cujo futuro para muitos é incerto. Estas novas ferramentas que estamos a apresentar facilitam quem quer ajudar estas empresas que estão a sentir os efeitos da crise, e que precisam mesmo de ajuda para manter o negócio ativo”, explica Irene Cano, Directora Geral do Facebook em Espanha e Portugal.
“As PME são a parte mais importante da economia e uma parte muito importante da nossa comunidade do Instagram. Sabemos que a crise do Covid-19 é um grande desafio para muitos deles e queremos ajudar a que mantenham – e fortaleçam – a sua relação com os clientes. A comunidade do Facebook sempre esteve próxima das PME, especialmente agora durante a crise do Covid-19, e por isso, esperamos que as pessoas demonstrem o seu apoio às pequenas empresas que tanto precisam.”