Depois de esta semana a Microsoft ter revelado as especificações completas da XBox Series X, chegou hoje a vez da Sony divulgar as especificações completas da Playstation 5, a sua consola de próxima geração.
A Playsation 5 terá um processador Zen 2 de oito núcleos da AMD que funciona a 3,5 GHz e um processador gráfico RDNA 2, também desenvolvido pela AMD, que tem 36 núcleos a funcionar a uma velocidade de 2,23 GHz que promete uma velocidade de processamento de 10,28 teraflops. Tanto o processador como o GPU têm velocidades de relógio variáveis.
Do lado da memória, a Playstation 5 terá 16 GB de memória RAM GDDR 6. O armazenamento estará a cargo de um SSD NVMe com 825 GB, desenvolvido de propósito para a PS5 que, segundo a Sony, poderá transferir 5 GB (Gigabytes) por segundo.
A Sony sabe que o “calcanhar de Aquiles” da Playstation 4 são os tempos de carregamento e é através da utilização de um SSD que a empresa japonesa quer resolver o problema.
Tal como na PS4, também a PS5 irá permitir a utilização de drives USB, mas neste caso a ideia será utilizá-los para jogos das consolas anteriores através de retrocompatibilidade. Como também acontece com a PS4, o utilizador poderá actualizar o disco SSD interno, mas terá de utilizar uma drive NVMe com a mesma velocidade da unidade original da Sony.
Pode ver toda a conferência dada pelo responsável de design de hardware da Playstation, Mark Cerny, acima.