A Google, em colaboração com a Universidade de Waterloo, a X, e a Volkswagen, anunciou a disponibilização do TensorFlow Quântico (TFQ), uma biblioteca em código aberto para o desenvolvimento de protótipos de modelos de machine learning quântico.
A Google avança que o TFQ proporciona as ferramentas necessárias para trazer a computação quântica para as comunidades de investigação, e permite controlar e modelar os sistemas quânticos naturais ou artificiais.
A machine learning tem a capacidade de aprender com um modelo de sistema e prever o comportamento do mesmo. Nos últimos anos, os modelos clássicos de machine learning mostraram-se promissores na resolução de questões científicas desafiantes levando a avanços no processamento de imagens para detecção do cancro, previsão de réplicas de terramotos, previsão de padrões climáticos extremos e na detecção de novos exoplanetas.
Com o recente progresso no desenvolvimento da computação quântica, o desenvolvimento de novos modelos de machine learning quântico pode levar a avanços significativos nas áreas da medicina, dos materiais, e da comunicação.