FootBid, assim se chama o novo jogo de fantasy football que acaba de ser lançado em Portugal. No epicentro do FootBid existe o mercado, onde os utilizadores compram e vendem os jogadores disponíveis.
A cada jogador correspondem unidades limitadas, cujo preço individual é definido pelo valor da última venda. Caso exista muita procura por um jogador, o seu preço irá aumentar, valorizando a equipa de quem o tem. Caso contrário, o preço decrescerá e o portefólio de quem o adquiriu ficará desvalorizado.
De momento existem no FootBid mais de uma centena de jogadores da primeira liga portuguesa, sendo que todas as semanas são anunciados cerca de 20 novos atletas. Cada jogador tem disponíveis 100 unidades que poderão ser revendidas pelo preço que o vendedor definir, caso exista um comprador interessado.
Existem ligas oficiais geridas pela própria plataforma e ligas criadas pelos utilizadores, concebidas com as características que estes pretenderem. Desde a duração da liga, ao número de jogadores na equipa, posições elegíveis ou mesmo as regras para distribuição de prémios, são várias as opções que existem ao dispor no momento da criação das fantasy leagues.
“Como grandes consumidores de desporto em geral, e de futebol em particular, sentimos que estava em falta algo que nos permitisse acompanhar o desporto-rei de uma forma ainda mais próxima. Algo que nos permita assistir a um grande golo e dizer – ‘este jogador é meu’, explicou Pedro Agostinho, co-criador do FootBid.