Desenvolvida por João Fernandes, a solução da BuzzStreets «nasceu primeiro como uma plataforma de gestão de tráfego em tempo real para ajudar as Câmaras Municipais a gerirem, de forma mais eficiente, tudo o que se passava na estrada (obras, pinturas de sinalética horizontal, cabos, luzes, acidentes, etc)» esclareceu o empreendedor. A solução evoluiu e é, neste momento, um aperfeiçoamento e uma continuação da ferramenta anterior, mas que funciona também no interior de grandes estruturas, funcionando como um Google Maps indoor. Denominada Buzz 2.0, a app usa diversas tecnologias entre elas «GPS, WiFi, BLE, realidade aumentada e inteligência artificial» conforme revelou o CEO da startup portuguesa.
A solução da BuzzStreets é direccionada a hospitais, centros comerciais, eventos, universidades, estádios e aeroportos mas a ideia é que também seja utilizada nas cidades inteligentes. A startup já teve diversos pilotos em Portugal e no Reino Unido e entre os projectos já realizados os destaques vão para o do Hospital de São Francisco Xavier, ISCTE, Chelsea & Westminster Hospital, com o Manchester City e o contrato com o Canary Wharf.
A app «será lançada em breve num dos maiores centros hospitalares portugueses» mas a startup não quer ficar presa a esse dois países e está em processo de internacionalização. Nos planos estão «Espanha, França e Alemanha, assim como também outros países não europeus», disse o empreendedor.
Inovar para melhorar
A BuzzStreets tem dois focos como explicou o responsável: «Somos um sistema de navegação focado tanto na inovação como em entender as necessidades dos nossos utilizadores, clientes e parceiros». É por essa razão que a startup desenvolve sempre uma solução personalizada para cada tipo de cliente, trabalhando em conjunto para introduzir melhorias e funcionalidades que venham a ser necessárias na app». A empresa tem «como ambição número um apresentar sempre o melhor produto ao cliente» e João Fernandes tem uma ideia muito clara sobre como alcançar esse objectivo: «É importante ter uma gama de clientes maior, pois nós aprendemos com eles. Ter diferentes tipos de clientes, permite-nos alargar a nossa experiência e fornecer um serviço cada vez melhor».