Lembram-se dos ‘sabonetes’ que eram aqueles routers vendidos pela operadoras em que se punha um cartão de dados e que dava Internet a vários dispositivos, uma solução que muitos usavam em viagem? Esta solução da TP-Link é como se um desses hotspots tivesse tomado vitaminas para se transformar também num disco externo Mi-Fi (veja o nosso tutorial) onde podemos colocar um cartão MicroSD até 32 GB e aceder através de uma app gratuita (a tpMiFi) a todos os conteúdos que lá estiverem. Com isto é possível, por exemplo, encher um cartão de filmes, usá-lo no M7350 e com um tablet, smartphone Android, iPhone ou até mesmo uma box Android (ou sistemas Android TV) e ver tudo o que lá está. Uma das boas capacidades é também aquela que descrevemos no guia que fizemos: usar o mesmo cartão para fazer backups de ficheiros.
O TPLink M7350 tem ainda ligação fácil WPS, um pequeno ecrã onde podemos seleccionar o tipo de rede que queremos usar com o cartão SIM (só 4G ou só 3G, por exemplo) e até colocar a conectividade em modo ‘Roaming’, e ainda se pode ligar via USB a um computador para funcionar como disco externo.
Já a app é bastante intuitiva e mostra em tempo real os consumos que estamos a fazer, bem como o estado da bateria (são cerca de oito horas com uma carga), ver as SMS que recebemos no cartão SIM e controlar quem é que está ligado ao router. O ecrã, embora pequeno, também consegue dar várias informações relativas ao estado da ligação, incluindo os consumos, num gráfico circular.
Quanto a pontos negativos, temos quatro a apontar: o facto de termos de remover a bateria e a tampa traseira para por e tirar o cartão MicroSD (preferíamos que houvesse uma slot no exterior), o limite dos 32 GB, o preço e não nos podermos ligar à rede de dados no telefone, se apenas quisermos usar o M7350 para aceder ao cartão, uma vez que ficamos presos à ligação Wi-Fi do mesmo.
Nota: 3,5/5
€129,99 | tp-link.com/pt/