São homens entre os 25 e os 36 anos, têm formação superior, trabalham em profissões associados à gestão ou trabalho administrativo, pertencem à classe social C2 ou D e vivem em zonas urbanas.
Assim são os internautas portugueses segundo o estudo “Net Behaviour – Comportamento da População Portuguesa na Internet”, levado a cabo pela PSE.
O estudo analisa os hábitos online da população portuguesa e conclui, ainda, que cada internauta, em média, faz 72 visitas na Internet por dia, ocupando 2 horas.
No que toca a sectores, é o dos Media que os portugueses visitam mais na Internet (média de 117 visitas mensais por internauta), seguindo-se os classificados (80 visitas por mês), retalho (44), banca (26) e turismo (25). Já no tempo da visita, os dados mudam.
É nos classificados que, em média, os internautas passam mais tempo (98 segundos por visita), seguindo-se o retalho (93), automóvel (92), turismo (88) e telecomunicações (82).
Os portugueses fazem na sua maioria (26% do total das buscas), pesquisas comparativas sobre análise de produtos e/ou serviços e respectivos preços seguido de pesquisas sobre temas relacionados com viagens, turismo e outras actividades de lazer (25%) e pesquisas sobre TI, incluindo reviews e comparações de produtos (22%).
“Quem são os internautas portugueses e quais as suas principais preferências de navegação? Quando é que acedem à Internet e quais são as suas principais pesquisas? Em que sectores de actividade cada perfil comportamental está mais presente e em que marcas navegam?” são estas algumas das questões a que o presente estudo responde e que pensamos ser essenciais para as marcas de todos os sectores saberem com quem comunicam digitalmente”, afirmou Nuno Santos, Chief Analytics & Strategy Officer da PSE.
Via PSE.