Já são conhecidos os vencedores da 4ª edição do IoT Challenge, um concurso tecnológico da Altice Portugal que desafia as empresas que actuam na área de machine to machine (M2M) e Internet of Things (IoT) a “desenvolverem soluções rápidas, escaláveis e seguras prontas a serem comercializadas”.
A Mater Dynamics foi uma das vencedoras com o projecto de Localização “QStamp + mdFLux”, um microcircuito de baixo consumo, com instalação plug-and-play, que se aplica, como uma etiqueta nos activos a monitorizar, em termos de localização, temperatura ou humidade.
A Tempo Cloud Technology foi premiada pela solução “Wall-i – Smart Offline Marketing”, uma solução de Marketing offline para a área do retalho, que recorre à Inteligência Artificial para medir a exposição e performance da loja através de publicidade em ecrãs, utilizando sistemas de reconhecimento de audiência via computador (quantas pessoas passam perto da loja, quantas pessoas entram na loja, género, idade, etc) e utiliza a IoT para adequar os conteúdos passados no ecrã.
A I DO – Technology também conquistou o júri com o projecto de “Localização de Activos de alto valor”, que faz a localização de bens móveis e equipamentos electrónicos, em tempo real, como por exemplo, cadeiras de rodas ou macas, quando pensamos no sector da saúde.
Para além das condições especiais no acesso a serviços IoT da Altice Portugal para todos os participantes – IoT Place e IoT Connect -, foram atribuídos prémios aos três melhores classificados, incluindo Beta Passes para o Web Summit 2019, com exposição co-brand com a Altice Portugal.
Nuno Nunes, CSO B2B da Altice Portugal, responsável pelo mercado empresarial, refere que “o IoT Challenge é mais um contributo da marca empresarial não só para identificar e encorajar o talento português mas também para apoiar as empresas e o desenvolvimento económico do nosso país. A tecnologia IoT tem crescido bastante a nível mundial, afirmando-se como um dos maiores motores de inovação tecnológica e económica. Numa altura em que a transformação digital está cada vez mais no centro da estratégia de sucesso das empresas, posicionamo-nos como o parceiro de referência para o desenvolvimento tecnológico do tecido empresarial português”.