O mercado dos computadores portáteis para trabalho funciona de uma forma um pouco diferente dos outros. Enquanto no consumo há um apetite maior por dispositivos que ofereçam maior desempenho, muitas vezes à custa do tempo de vida da bateria, no mercado profissional querem-se máquinas com o máximo de tempo de bateria, peso baixo e um preço mais em conta.
A série de computadores Travelmate é a família de produtos da Acer para o mercado profissional e, embora se consiga comprar nas lojas, o forte são os produtos criados à medida para os orçamentos dos grandes clientes empresariais.
Entradas para todos os gostos
O dispositivo que a Acer nos enviou desta vez é o mais recente membro desta família de computadores e chama-se Travelmate P6; basta olhar para ele para se perceber que se trata de uma máquina de trabalho: é todo feito em metal preto, provavelmente alumínio ou magnésio, o que faz com que pese apenas 1,1 kg, o que o torna ideal para o levar para qualquer lado.
Existem três ligações USB (uma delas é USB Type-C), uma entrada para rede com fios, uma porta HDMI e uma para cartões de memória microSD. Na parte da frente está também um leitor de smartcards que serve para autenticar o computador perante o sistema operativo ou qualquer outro serviço (também permite ler o cartão de cidadão para, por exemplo entrar no site das finanças, ou qualquer outro que o aceite).
Uma coisa que está ausente, e que é tradicional nestes computadores de trabalho, é o leitor de impressões digitais. Curiosamente, a entrada para o transformador é uma daquelas redondas, tradicionais, o que vai um pouco contra a tendência de usar a entrada USB Type-C para carregar a bateria.
Conforto
O teclado é muito confortável de utilizar e pouco barulhento, o que é uma mais-valia quando se está, por exemplo, em reuniões. Uma outra particularidade é a existência de uma pequena peça acima do ecrã que serve para bloquear a objectiva da webcam e, assim, evitar “espionagens”.
A versão que nos foi enviada tem um processador Intel Core i5 8265-U que funciona a 1,6 Ghz e pode chegar aos 1,8. Existem também 8 GB de memória RAM e um SSD Kingston com 256 GB de capacidade. Os gráficos estão a cargo do GPU integrado no processador, um Intel Graphics 620 que partilha o frame buffer (memória gráfica) com a memória RAM usada pelo resto do sistema.
A experiência de utilização é bastante boa, não é de todo uma máquina ultra-rápida, mas é capaz de dar conta da maioria dos trabalhos diários de quem anda em viagem. O trackpad é preciso e o teclado é muito confortável de utilizar, não sendo nem muito esponjoso nem demasiado firme.
Distribuidor: Acer
Site: acer.com
Preço: €1149
Benchmarks
- PCMark 10: 3654
- PCMARK 10 Produtividade: 5826
- PCMARK 8 Bateria (minutos): 321
- 3D Mark Cloudgate: 7507
Ficha Técnica
Processador: Intel Core i5-8265U
Memória RAM: 8 GB
Armazenamento: Kingston SATA SSD 256GB
Ecrã: 14 polegadas, 1920 X 1080
Ligações: HDMI, 3 x USB (1X USB Type-C compatível com Thunderbolt), RJ-45, jack 3,5 mm
Peso: 1,1 Kg
Dimensões: 328 x 235 x 21 mm