Se, no passado, os computadores pessoais eram criados com uma única finalidade (a de desempenharem os seus cálculos o mais rápido possível), a HP demonstra, com o novo Spectre Folio 13, que estes podem também servir para diferentes cenários de utilização no dia-a-dia.
Basicamente, este equipamento, que é na realidade um dois em um, destaca-se por ter sido desenhado para que o seu hardware esteja integrado num corpo totalmente em pele verdadeira (é montado à mão, com costuras visíveis, o que lhe confere um visual premium e sofisticado). Assim, quando fechado, este portátil mais parece uma tradicional pasta de documentos em pele, em vez de um computador portátil ou tablet: é impossível ficar-se indiferente a este equipamento, seja qual for a cor escolhida (Cognac Brown e Bordeaux Borgonha). A pele permite ainda a criação de uma dobradiça natural, ideal para a transformação deste equipamento, que tanto pode ser usado como um computador portátil tradicional, um posto multimédia ou um tablet.
Chassis adaptado
É surpreendente a integração entre o hardware tradicional de um computador portátil com a estrutura em pele, desempenhando esta igualmente um papel fundamental no isolamento térmico do equipamento, já que a HP utilizou um sistema de arrefecimento passivo (sem ventoinha) para o processador aqui utilizado: neste caso, um Intel Core i7-8500Y de baixo consumo energético (TDP de apenas 5 W).
Se gostar da integração na base entre a estrutura do hardware com a estrutura em pele do equipamento, espere até ver como funciona a dobradiça que permite deslocar o ecrã táctil IPS de 13,3 polegadas FullHD (1920 x 1080). Ao início, esta solução poderá dar um ar de fragilidade extrema ao dispositivo, mas vai acabar-se por revelar simples e eficaz.
Hardware limitado
Devido às limitações da estrutura, como a sua espessura mínima, a HP teve de ter contenção na escolha dos componentes e optar por soluções de baixo consumo energético e calor gerado.
Assim, não é de estranhar encontrarmos 8 GB de memória RAM do tipo LPDDR3 (Low Power DDR3) a 1866 MHz, e que a unidade SSD de armazenamento esteja soldada à motherboard, embora este seja dos poucos componentes que não está limitado em termos de desempenho, já que recorre à arquitectura PCIe NVMe, o que garante um bom desempenho geral.
Onde sentimos a maior limitação em termos de desempenho foi na vertente gráfica, já que a controladora integrada Intel UHD Graphics 615 pouco mais consegue que cumprir os “requisitos mínimos” – ou sejam, não vai conseguir matar tempo a correr algum jogo graficamente mais exigente. Igualmente limitadas neste Spectre Folio 13 são as ligações, já que devido à espessura do equipamento, a HP apenas incluiu três portas USB Type-C (duas do tipo Thunderbolt 3 e uma USB 3.1 Gen1 Type-C) compatíveis com a ligação a um monitor externo através da norma DisplayPort 1.2.
Distribuidor: HP
Site: hp.com/pt
Preço: €1699
Benchmarks
- PCMark 10: 3210
- PCMark 10 Productivity: 6059
- PCMark 8 Home Battery: 357 minutos
- 3D Mark Cloudgate: 4949
Ficha Técnica
Processador: Intel Core i7-8500Y a 1,5 GHz
Memória: 8 GB DDR3
Armazenamento: 256 GB SSD PCIe NVMe
Placa Gráfica: Intel UHD Graphics 616
Ecrã: 13,3” IPS táctil (1920 x 1080)
Ligações: 2 x Thunderbolt 3, USB 3.0, USB 3.1 Gen1 Type-C, jack 3,5 mm
Dimensões: 320 x 234,5 x 15,4 mm
Peso: 1490 gr