Lançada oficialmente no evento Moche XL eSports, a MATRICS é uma marca de gaming portuguesa detida pela Interplay Lda, uma empresa de referência na área da electrónica de consumo.
O objectivo da marca é, numa fase inicial, “focar-se nos jogadores nacionais e fortalecer-se no mercado português, colocando-o ao mesmo ritmo de outros países que já estão mais desenvolvidos no sector”. Na fase inicial, os produtos estarão à venda em vários retalhistas, como a MediaMarkt, PCDIGA e a Meo.
Os produtos MATRICS, fabricados na Ásia, têm “um controlo de qualidade feito por equipa especializada, localizada em Portugal, onde se processam as fases de design, concepção, especificação, testes e validação do protótipo desenvolvido”.
Em Portugal, o mercado do gaming valia, em 2018, cerca de 265 milhões de euros, segundo estimativas do Newzoo. A realização em Lisboa do BLAST Pro Series 2018, o torneio internacional de Counter-Strike, demonstra como Portugal está a ganhar reconhecimento internacional nesta área. O Girl Gamer eSports Festival foi outro evento internacional, direccionado às participantes femininas, que se realizou em Lisboa em 2018.